Já devem ter conhecimento, mas anexo com o pedido o favor da divulgação deste congresso “empresas – um código emblemático europeu” que irá ter a presença de reputados medievalistas. APELO A COMUNICAÇÕES EMPRESAS: UM CÓDIGO EMBLEMÁTICO EUROPEU (1350-1550) Colóquio Internacional Batalha (Portugal) 18 a 20 de Setembro de 2014 Apresentação Existe actualmente, por toda a Europa e mesmo fora dela, uma renovação científica particularmente dinâmica em relação ao estudo das empresas, código emblemático original criado durante o século XIV. Numerosas e recentes publicações internacionais (livros, artigos, sítios internet) vieram atrair a atenção sobre estes emblemas omnipresentes no vocabulário emblemático e ornamental do período tardo-medieval e do princípio dos tempos modernos. Contudo, o interesse crescente por tal objecto de estudo, verdadeiro reflexo da cultura e das mentalidades desse período, não proporcionou até agora nenhum evento científico específico, no qual os estudiosos destas matérias pudessem confrontar os seus saberes e partilhar as suas questões. Coordenado por dois investigadores reconhecidos nesta área, Miguel Metelo de Seixas (IEM/CHAM - Universidade Nova de Lisboa) e Laurent Hablot (CESCM - Université de Poitiers), o presente projecto pretende congregar, durante três dias, um conjunto de especialistas da emblemática do final da Idade Média. A escolha do local onde o colóquio se desenrolará – o Mosteiro da Batalha, panteão da dinastia de Avis –, permite também chamar a atenção da comunidade científica para a riqueza, amiúde esquecida, do Portugal tardo-medieval e para o dinamismo da investigação científica em redor desta época; além disso, o Mosteiro da Batalha constitui, pela sua exuberante decoração heráldica, um autêntico museu da empresa, formando assim um enquadramento ideal para um encontro sobre este tema. Este código emblemático foi, com efeito, cultivado com raro esplendor pela dinastia de Avis, renovado pela influência contínua da rede de reinos europeus de que Portugal constituía, de certa forma, uma autêntica encruzilhada. Envio de propostas Os interessados em participar devem enviar para o endereço contacto@empresasdevisesbadges.com, até dia 31 de Janeiro de 2014, os seguintes elementos: § Título e proposta de comunicação (máximo 400 palavras) § Currículo académico (1 folha) As línguas de comunicação do colóquio serão: português, francês, inglês e espanhol. A comunicação de aceitação das propostas será feita até dia 15 de Março de 2014. Comissão científica: § Michel Pastoureau (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris) § Werner Paravicini (Université de Kiel) § Eduardo Pardo de Guevara (Consejo Superior de Investigaciones Científicas) § Maria de Lurdes Rosa (Universidade Nova de Lisboa) § Saul António Gomes (Universidade de Coimbra) § Laurent Hablot (Université de Poitiers) § Miguel Metelo de Seixas (Universidade Nova de Lisboa) Organização: § Centre d’Etudes Supérieures de Civilisation Médiévale / Université de Poitiers § Instituto de Estudos Medievais / Universidade Nova de Lisboa § Centro de História de Além-Mar / Universidade Nova de Lisboa § Mosteiro da Batalha / Direcção Geral de Património Cultural § Instituto Português de Heráldica § Centro de Património da Estremadura |
Apelo a comunicações_colóquio intrenacional.pdf
Description: Adobe PDF document
Mensagem anterior por data: [Archport] Curso Cultural - Rei D. Carlos e o fim da Monarquia, com Margarida Magalhães Ramalho | Próxima mensagem por data: [Archport] EHomenagem a José Costa Santos |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Congresso Internacional dos Museus Marítimos | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Congresso Internacional sobre Povoamento e Exploração de Recursos Mineiros na Europa Atlântica |