Potencialidades educativas patrimoniais num determinado território: o caso da Península de Setúbal
Recorrer ao património como ferramenta pedagógica na sala de aula ou fora dela, é a opção ideal quando se trata de valorizar o património português. A ponte pode ser feita com diferentes disciplinas: história, geografia, ciências, artes visuais…
Várias vezes ouvi falar das visitas que as escolas de outras regiões realizam a Lisboa. Sempre as vi como autênticos passeios turísticos, com cerca de uma centena de alunos, numa logística nada fácil para professores e acompanhantes. A visita é feita num ritmo alucinante, imbuído de um espírito consumista, sob a premissa de visitar num só dia o maior número de museus e principais monumentos de referência da nossa História.
Depois da experiência profissional que tive durante alguns anos no concelho de Sesimbra, pergunto-me: E o património local? Será que é devidamente explorado pelos professores? |
Mensagem anterior por data: [Archport] Los dos primeros tratados romano-cartagineses | Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Ombreira decorada de Santo Estevão de Briteiros, em exposição na SMS |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] "Hispanorromanos de Castilla y León" | Próxima mensagem por assunto: [Archport] "The Excavation of the Nossa Senhora da Consolação" |