Lista archport

Mensagem

[Archport] Newsletter Património Cultural Nº 81

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 81
From :   Jorge Vila Nova Alves <jalves@dgpc.pt>
Date :   Thu, 13 Feb 2014 17:30:18 +0000

 

 

 

 

 

12 a 20 de Abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014 – Lugares de Memória
Todo o País

Sob o tema Lugares de Memória realizam-se este ano em Portugal, de 12 a 20 de Abril, as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2014.
A DGPC convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas comemorações, através da organização de actividades dirigidas ao público.
A comunicação de actividades para integrarem a programação geral deverá ser efectuada on-line, devendo as entidades interessadas contactar com a DGPC através dos telefones 213 614 331 (DDCI/DGPC) ou do endereço email dims2014@dgpc.pt, para obtenção dos dados necessários de acesso.

 

Para saber mais

 

 

 

 

Sábados entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 01h00 e as 02h00 de Domingo
Encontros com o Património TSF - 7ª Série
Próximo programa:
15 de Fevereiro – A Paisagem Nórdica do Museu do Prado

A primeira exposição do Museu Nacional do Prado em Portugal, encontra-se patente até 30 de Março de 2014 no Museu Nacional de Arte Antiga.
Esta mostra, inserida no âmbito de um convénio assinado entre os dois museus, com o objectivo de promover o conhecimento de ambas as colecções, apresenta cinquenta e sete pinturas dos grandes mestres da paisagem do século XVIII, com destaque para Brueghel, Rubens e Lorrain.
Compreender porque é que a paisagem se torna num género pictórico independente e porque há um afastamento dos temas heróicos e uma aproximação aos assuntos quotidianos são algumas das questões colocadas pelo jornalista Manuel Vilas-Boas numa conversa com António Filipe Pimentel, director do Museu Nacional de Arte Antiga, com Joaquim Caetano, Historiador da Arte/MNAA e com Rita Gonçalves, serviço educativo/MNAA.

Para saber mais

 

 

 

 

Reabertura da Charola do Convento de Cristo
Convento de Cristo, Tomar

Está finalizada a intervenção de Conservação e Restauro do tambor central da Charola do Convento de Cristo.
As intervenções, iniciadas nos finais dos anos 80, continuaram entre 2007 e 2009, com o apoio mecenático da CIMPOR, permitindo o restauro do deambulatório e do arco triunfal. Já em 2013, a CIMPOR InterCement apoiou a conclusão destes trabalhos, com o restauro do tambor central, da responsabilidade da firma Nova Conservação.
Assim, desde 8 de Fevereiro, a Charola voltou a estar incluída no percurso de visita do Convento de Cristo.

Para saber mais

 

 

 

 

13 de Fevereiro, às 18h30
Ciclo Coleccionar Arte: Conversas a partir de Colecções Particulares
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa

Hoje, dia 13 de Fevereiro, a partir das 18h30, realiza-se no MNAC- Museu do Chiado mais uma Conversa em torno do tema - Colecções Particulares.
Esta segunda sessão do Ciclo Coleccionar Arte, organizado pelos Amigos do Museu do Chiado e que teve o seu início em Novembro passado, terá como oradores Rita Romão e o coleccionador Alberto Caetano.


Para saber mais

 

 

 

 

13 de Fevereiro a 8 de Junho
A Berlinda da Casa Real: de Belém a Paris
Musée des Arts Décoratifs, Paris

O Museu Nacional dos Coches cedeu temporariamente a Berlinda da Casa Real ao Musée des Arts Décoratifs, em Paris, para a exposição Les secrets de la laque française: le vernis Martin, patente desde hoje, 13 de Fevereiro, até 8 de Junho.
Esta berlinda, habitualmente puxada por três parelhas, achava-se depositada, em 1875, nas Reais Cocheiras da Calçada da Ajuda, aí estabelecidas dois anos antes.
Posteriormente (1904), foi transferida para o Depósito I da Repartição das Reais Cavalariças ou antigo Picadeiro Real, tendo integrado o núcleo primitivo de carros expostos no Museu dos Coches Reais - hoje Museu Nacional dos Coches -  onde tem estado em exposição permanente. 

Para saber mais

 

 

 

 

Candidaturas até 5 de Março
Curso de E-Learning Inventário de Património Cultural Imaterial (Edição 2014)

Entre Março e Junho de 2014 decorrerá o curso de E-Learning Inventário de Património Cultural Imaterial, realizado conjuntamente pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Universidade Aberta.
À semelhança da edição de 2013, na qual participaram 31 alunos, o curso é realizado em regime de ensino à distância e destina-se preferencialmente a profissionais de entidades envolvidas na elaboração de processos de inventariação de património imaterial, em particular da administração central, regional e local e de museus, nomeadamente de âmbito municipal e regional.
A data-limite para apresentação de candidaturas é dia 5 de Março.

Informações:
T.: 300 007 259
carlaqueiros@dgpc.pt

Inscrições

Para saber mais

 

 

 

 

14 de Fevereiro, às 15h30
Organic Life
Museu Nacional do Traje, Lisboa

Inaugura no Museu Nacional do Traje, no dia 14 de Fevereiro, sexta-feira, a partir das 15h30, a exposição Organic Life com trabalhos realizados por alunos finalistas do curso profissional de Design de Moda da Casa Pia de Lisboa, que inspirados nos bordados de Viana de Castelo criaram vestidos de tweed, ajustados ao corpo, com bordados e tricot. No processo criativo, os tweeds de cores neutras ganharam vida com as aplicações de tricot, os bordados e os recortes de materiais em tons coloridos e texturados.
Em coordenação com os vestidos são igualmente apresentadas bolsas dos mesmos materiais.


Para saber mais 

 

 

 

 

16 de Fevereiro, às 16h00
125 anos da morte de Soares dos Reis
Museu Nacional dos Reis, Porto

Para comemorar os 125 anos da morte do Escultor António Manuel Soares dos Reis (1847 – 1889), o Museu Nacional Soares dos Reis organiza no dia 16 de Fevereiro, às 16 horas, uma visita à Galeria Soares dos Reis, agora com novas peças expostas, oriundas das reservas do Museu, e ao Ponto de Informação Multimédia.
Nesta ocasião será ainda assinado um Protocolo entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, a Câmara Municipal de Gaia, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Círculo Dr. José de Figueiredo/Amigos do MNSR, a propósito do Atelier do artista.
A titulo experimental, o Museu passará a disponibilizar tablets aos visitantes, com informação sobre a Galeria Soares dos Reis, numa parceria com a empresa Cicerone. Progressivamente a informação será alargada a toda a exposição permanente.

Para saber mais

 

 

 

 

16 de Fevereiro, às 11h00
Visita guiada à Exposição temporária O Exótico nunca está em casa? A China na Faiança e no Azulejo Portugueses (séculos XVII-XVIII)
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Encontra-se patente no Museu Nacional do Azulejo a exposição temporária O Exótico nunca está em casa? A China na Faiança e no Azulejo Portugueses (séculos XVII-XVIII), que pretende assinalar os 500 anos dos contactos luso-chineses iniciados com o desembarque de Jorge Álvares no sul da China, em 1513, através de um conjunto de 75 peças provenientes do acervo do MNAz e de outras instituições e colecções particulares.

Domingo, 16 de Fevereiro, a partir das 11h00:
Visita orientada à Exposição por Alexandra Curvelo (comissária da exposição)
Participação gratuita, sem inscrição prévia;
Duração: cerca 1h30
Público-alvo: adultos 

Para saber mais 

 

 

 

 

16 de Fevereiro, às 10h30 e às 11h45
Visita Orientada e Oficina de Pintura de Azulejos
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

No próximo Domingo, dia 16 de Fevereiro, aproveite para (re)visitar a exposição permanente do Museu Nacional do Azulejo, bem como os espaços do antigo Convento Madre de Deus, onde o museu está instalado, integrando uma visita orientada a estes espaços.
Experimente também para pintar um azulejo.

Programa:
10h30 - Visita orientada ao museu e convento da Madre de Deus
Visita gratuita, sem inscrição prévia, com duração de 1h15.
11h45 - Oficina de pintura de azulejo com uma inscrição de 7 euros por pessoa, até às 16h00 do dia 14, sexta-feira. Duração aproximada de 1 hora.
Nº mínimo de participantes 10 e  máximo 30.

Esta actividade pode não se realizar se não houver um número mínimo de inscrições.

Reservas:
T.: 218 100 340; servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt 

Para saber mais

 

 

 

 

25 de Fevereiro e 11 de Março, às 18h00
Ciclo de conferências José Leite de Vasconcelos e o Museu Nacional de Arqueologia
Edifício novo da Assembleia da República, Lisboa

No âmbito do 120º aniversário do Museu Nacional de Arqueologia, decorre até Março, sempre às 18h00, um ciclo de 5 conferências intitulado José Leite de Vasconcelos e o Museu Nacional de Arqueologia, que terá lugar no edifício novo da Assembleia da República.

3ª Sessão: 25 de Fevereiro, às 18h00 – Arqueólogo, com Carlos Fabião e Santiago Macias.

4ª Sessão: 11 de Março, às 18h00 – Etnólogo, com João Leal e João Medina.

Tel. 213 620 000 (Adília Antunes)
aantunes@mnarqueologia.dgpc.pt

Para saber mais

 

 

 

 

 

18, 19 e 20 de Fevereiro, às 18h00
Jornadas Anuais do GAMNA - Origens do Pensamento Religioso, Simbólico e Abstrato
Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa

No âmbito das Jornadas Anuais, o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia - GAMNA organiza nos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro, sempre às 18h00, o Ciclo de Conferências Origens do Pensamento Religioso, Simbólico e Abstrato, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.
Entrada
livre.

Para saber mais 

 

 

 

 

19 de Fevereiro, às 19h00
Poesia no Museu 2014 - 2º ciclo
Museu da Música, Lisboa

Com conferências sobre autores, intercaladas com leitura de poemas e conversa com o público, o ciclo Poesia no Museu 2014 decorre no Museu da Música às quartas-feiras, sempre às 19h00, com entrada livre.

Próxima Sessão: 19 de Fevereiro, com Jorge Uribe e César Vallejo.

Para saber mais

 

 

 

 

Até 28 de Fevereiro
D. Carlos 150 Anos
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

No âmbito dos 150 anos do nascimento do Príncipe Real D. Carlos, comemorados em 2013, o Palácio Nacional da Ajuda apresenta ao público, até ao dia 28 de Fevereiro, um conjunto de 150 peças seleccionadas distribuídas ao longo do seu percurso museológico que nos remetem para a infância e juventude de D. Carlos.



Para saber mais 

 

 

 

 

 

Até 2 de Março
Vita Christi. Marfins Luso-orientais
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Foi prolongada até 2 de Março a mostra Vita Christi - marfins luso orientais, no Museu Nacional de Arte Antiga, que dá a conhecer algumas imagens relacionadas com a infância de Cristo.
Como peça central, intervencionada para esta exposição, figura um crucifixo de altar totalmente lavrado em marfim, exemplar emblemático do encontro de culturas.

Visitas orientadas para o público em geral com uma duração aproximada de 30 minutos:
Fevereiro - 4ª-feiras, às 15h00; Domingo, dia 16, às 11h00.
Sem inscrição prévia.
Gratuito - Participação com o bilhete de entrada.

Entrada principal - Largo 9 de Abril (Sala do Tecto Pintado).
T.: 213 912 815
depcom@mnaa.dgpc.pt

Para saber mais 

 

 

 

 

2 de Março, às 16h00
IV Ciclo de Concertos a 6 Órgãos
Basílica do Palácio Nacional de Mafra

A partir do dia 2 de Março, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra acolhe o IV Ciclo de Concertos a 6 Órgãos.
Os concertos realizam-se no primeiro Domingo de cada mês, às 16h00, até 7 Dezembro de 2014. Organização: Palácio Nacional de Mafra/DGPC.
Reserva de bilhetes e informações para o telefone 261 817 550 ou
para o email geral@pnmafra.dgpc.pt

Para saber mais

 

 

 

 

De 11 de Março a 22 de Abril
Curso O Antigo Testamento na Literatura de Viagens
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa

Em Março e Abril, a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves acolhe ao longo de seis terças-feiras, entre as 18h30 e as 20h30, o curso Antigo Testamento na Literatura de Viagens, orientado por Pedro Marques.
11, 18 e 25 de Março e 1, 8 e 22 de Abril, das 18h30 às 20h30. 
80€ - Público em geral; 65€ - Profissionais de Museus e de Turismo, Estudantes, CGD, BES.
T. 213 540 823 / 923; divulgacao@cmag.dgpc.pt

Para saber mais

 

 

 

 

13 a 21 de Março
Monstrinha no Museu Nacional de Etnologia
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

MONSTRA é um festival de cinema de animação que tem como objetivo celebrar a animação em todas as suas vertentes, apresentando programas que unem o cinema às artes plásticas, performativas, musicais ou outras.
O festival de cinema de animação MONSTRA, na sua versão MONSTRINHA, volta este ano ao Museu Nacional de Etnologia (MNE), entre os dias 13 a 21 de Março.
Irão realizar-se duas sessões diárias, abertas a todas as pessoas ou escolas interessadas, mediante inscrição prévia.

Para mais informações / inscrições consulte: http://mnetnologia.wordpress.com

Para saber mais

 

 

 

 

Até 31 de Março
Prémios SOS Azulejo 2013 – Abertura de candidaturas

Estão abertas as candidaturas para a 5ª edição dos Prémios SOS Azulejo, cujo prazo de entrega é 31 de Março.
As Entidades Parceiras do Projecto SOS Azulejo instituíram Prémios de Proteção e Valorização do Património Azulejar Português (e/ou de origem/tradição portuguesa) designados Prémios SOS Azulejo, cuja atribuição é anual.
O júri é presidido pelo Professor Vítor Serrão.

Regulamento

Para saber mais

 

 

 

 

Entrega de trabalhos até 4 de Abril
A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...
Direção-Geral do Património Cultural, Lisboa

No ano lectivo de 2013-2014, vai realizar-se a 8ª edição do concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento..., que tem por objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os monumentos e com os museus e palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus (RPM), fomentando a consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural.
Trata-se de uma iniciativa promovida conjuntamente pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Direção-Geral de Educação (DGE).
Mais informações:
T. 213 650 858 ou gmendespinto@dgpc.pt

Para saber mais

 

 

 

 

Lojas dos Museus e Monumentos
Onde os presentes têm História.

 

Leve consigo a História do nosso Património.
Visite as nossas lojas, visite os nossos museus e monumentos.

 

Artigos disponíveis nas lojas DGPC

aqui e aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação do Património
Novos Diplomas de Classificação e de Fixação de ZEP

Foram publicados no Diário da República nº 30, Série II de 12 de Fevereiro de 2014, os seguintes diplomas de Classificação e de Fixação de ZEP:

Portaria n.º 96/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Casa da Quinta ou Paços da Baía, na Rua da Igreja, Maiorca, freguesia de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Portaria n.º 97/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como conjunto de interesse público o Conjunto arquitectónico constituído pelos imóveis sitos na Avenida Dr. António Lourenço Peixinho, 64 a 88, em Aveiro, União das Freguesias da Glória e Vera Cruz, concelho e distrito de Aveiro.

Portaria n.º 98/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Capela de Nossa Senhora da Piedade, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, paroquial de Mogofores, na Rua de São João Bosco (educador), Mogofores, União das Freguesias de Arcos e Mogofores, concelho de Anadia, distrito de Aveiro, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Portaria n.º 99/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de Nossa Senhora das Neves do Sobral, matriz de Borba, no Largo D. Fernando Rodrigues de Sequeira, Borba, freguesia de Borba (Matriz), concelho de Borba, distrito de Évora.

Portaria n.º 100/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Casa da Quinta do Morgado, na Travessa de São Francisco Xavier, São João da Madeira, freguesia e concelho de São João da Madeira, distrito de Aveiro, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Portaria n.º 101/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de São Pedro, matriz de São Pedro, no Largo de São Pedro, Faro, União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), concelho e distrito de Faro, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Portaria n.º 102/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de São José do Hospital ou do Espírito Santo, na Praça Zacarias Guerreiro, Tavira, União das Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago), concelho de Tavira, distrito de Faro.

Portaria n.º 103/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, paroquial do Olival, na Rua Cimo da Igreja, Olival, União das Freguesias de Gondemaria e Olival, concelho de Ourém, distrito de Santarém, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Portaria n.º 104/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como sítio de interesse público o Abrigo rupestre da Pala Pinta, em Pala Pinta, União das Freguesias de Carlão e Amieiro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real.

Portaria n.º 105/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público o Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo, na Rua 13 de Janeiro, 58, Borba, freguesia de Borba (São Bartolomeu), concelho de Borba, distrito de Évora.

Portaria n.º 106/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de Santa Susana, paroquial de Santa Susana, na Travessa da Igreja, Santa Susana, União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento.

Portaria n.º 107/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de São Bartolomeu, paroquial de São Bartolomeu, na Rua de São Bartolomeu, Borba, freguesia de Borba (São Bartolomeu), concelho de Borba, distrito de Évora.

Portaria n.º 108/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Casa do Teatro, no Largo do Teatro, Pedrógão de São Pedro, União das Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco.

Portaria n.º 109/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Fixa a zona especial de proteção da Estação Fluvial Sul e Sueste, na Avenida Infante D. Henrique, Lisboa, freguesia de Santa Maria Maior, concelho e distrito de Lisboa.

Portaria n.º 110/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como sítio de interesse público o Sítio Arqueológico do Cabeço da Mina, em Cabeço da Mina, União das Freguesias de Assares e Lodões, concelho de Vila Flor, distrito de Bragança.

Portaria n.º 111/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público o Solar de Vilar, anexos e jardim, no Largo do Solar, Aldeia de Vilar, União das Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, concelho de Tondela, distrito de Viseu.

Foram publicados no Diário da República, n.º 28, Série II de 10 de Fevereiro de 2014, os seguintes Diplomas de Classificação:

Portaria n.º 91/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Casa dos Pantojas, na Rua de Santo António, 26 e 28, e na Rua Rebelo da Silva, 31 e 33, Faro, União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), concelho e distrito de Faro.

Portaria n.º 92/2014
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Classifica como monumento de interesse público a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, paroquial de Leomil, no Largo da Igreja, Leomil, União das Freguesias de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova, concelho de Almeida, distrito da Guarda .

Para saber mais

 

 

 

 

 www.patrimoniocultural.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Formação "LUCERNAS ROMANAS: TIPOLOGIA, PRODUÇÃO E COMÉRCIO NO OCIDENTE PENINSULAR" Próxima mensagem por data: [Archport] II Encontro de Coros - Sábado, 22 de Fevereiro
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 80 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 82