Estimados colegas,
É com prazer que informo que o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo recebeu uma menção honrosa no âmbito do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus.
A decisão foi tomada em Brasília, no dia 10 de Fevereiro passado, por um júri formado pelos especialistas nomeados pelos pontos focais dos países membros do Comité Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Cecília Infante Gobzález (Chile), Johanna Di Marco (Argentina), Aparecida Rangel (Brasil), William Gamboa (Colômbia), Ángela García Blanco (Espanha), Madalena Zavala (México), Graça Mendes Pinto (portugal), Margarita Ginnocchio Lainez Lozada (Perú) e Delma Rodriguez (Uruguai). O Museu de Mação é a única instituição portuguesa distinguida este ano pelo programa.
Esta menção, atribuída 3 meses após a renovação da certificação internacional HERITY, é um estímulo para a equipa do Museu e motivo para destacar o papel exemplar do município e da população de Mação que, com enormes dificuldades financeiras, nunca hesitou no investimento em cultura como instrumento de coesão territorial, desenvolvimento humano e progresso social.
Este é o momento, também, para destacar a parceria estratégica com o Instituto Politécnico de Tomar, pilar essencial do programa museológico em Mação, sobretudo tendo em consideração que o prémio foca a dimensão educativa do Museu. A presença do IPT, através de cursos de pós-graduação e, mais recentemente, do Centro de Estudos Politécnicos de Mação, torna esta distinção extensível à comunidade de estudantes, funcionários e docentes das diferentes escolas do Instituto.
Importa igualmente destacar a excelente relação de cooperação que outros museus, universidades e centros culturais em Portugal têm tido para com o projecto de Mação, entre os quais estão muitos dos leitores desta mensagem. Não podendo mencionar todos, permitam que destaquemos o Agrupamento de Escolas de Mação, o Museu Nacional de Arqueologia, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Rede Portuguesa de Museus, o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. E no plano internacional, a Universidade de Extremadura (Espanha), a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Brasil), a Universidade de Ferrara (Itália), o Museu Nacional de História Natural (França), a Universidade de Tarragona (Espanha), o Instituto Nacional do Património Cultural (Angola), as Comissões de Meio Ambiente e de Direitos Difusos e Gestão Integrada do Território do Brasil, a Federação Internacional de Organizações de Arte Rupestre e a União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas. A todos, e aos inúmeros outros colegas que colaboram activamente com o Museu, o nosso agradecimento. Como vós, acreditamos numa museologia de rigor, orientada para a construção de conhecimento e para a didáctica da ciência e do juízo crítico sobre os dilemas.
Luiz Oosterbeek
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Tomar
Director do Museu de Arte Pré-Histórca de Mação
Secretary-General of UISPP (Union Internationale des Sciences Préhistoriques et protohistoriques)
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
Mensagem anterior por data: [Archport] Museu de Arte Pré-Histórica de Mação recebe menção honrosa do IV Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus | Próxima mensagem por data: [Archport] Ciclo de Conferências Arqueologia 2014 |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Museu de Arte Pré-Histórica de Mação recebe menção honrosa do IV Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Museu de Lamego | Catálogo "Caminhos do Ferro e da Prata" premiado pela APOM |