A propósito do tema em discussão recente na archport tenho o gosto de recordar à comunidade que acede a esta lista que existe desde a sua fundação em 1997, ainda em edição tipográfica, uma revista científica que publica artigos de Arqueologia e que atualmente só publica artigos com revisão científica por pares.
Fruto de uma revitalização e modernização que decorre, a revista Estudos do Quaternário (ISSN: 2182-8660) é editada eletronicamente na plataforma Open Journal Systems - OJS sob responsabilidade da APEQ, Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário.
Publica trabalhos científicos de diferentes áreas temáticas, incluindo a Antropologia, Arqueologia, Biologia, Geografia, Geologia, História, focados na investigação do Quaternário de Portugal ou de outros países. Artigos com caráter interdisciplinar são particularmente apreciados. Aceitam-se trabalhos em Português, Inglês, Castelhano e Francês. Os manuscritos são submetidos em documento de processamento de texto na plataforma eletrónica da revista.
A publicação é de acesso livre e imediato e adota um processo de revisão por pares. Após análise prévia do artigo submetido por parte do Comissão Editorial, que integra membros das várias áreas disciplinares vocacionadas para a investigação do Quaternário, os trabalhos submetidos são sujeitos a revisão científica por, pelo menos, dois avaliadores externos. No processo de avaliação são considerados: (1) originalidade e interesse do trabalho, (2) qualidade da investigação (até que ponto se têm objetivos claros, dados de qualidade, consistência nas interpretações, conclusões adequadas) e (3) estrutura e apresentação do artigo. Posteriormente, a Comissão Editorial pronunciar-se-á sobre os trabalhos submetidos e enviará aos autores a sua decisão juntamente com as avaliações dos revisores. Os revisores são selecionados pela equipa editorial, não sendo necessariamente os nomes indicados pelos autores dos trabalhos.
A Comissão Editorial integra:
António Monge Soares, Instituto Tecnológico e Nuclear, Instituto Superior Técnico
Antonio Martínez Cortizas, Departamento de Edafoloxía e Química Agrícola, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Beatriz Comendador Rey, Departamento de Historia, Arte e Xeografia, Universidade de Vigo
Enrique Baquedano Pérez, Museo Arqueológico Regional de la Comunidad de Madrid
Helena Maria Granja, Departamento de Ciências da Terra, Universidade do Minho
Gonçalo Vieira, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Isabel Figueiral, Institut National de Recherches Archéologiques Préventives
Luís Oosterbeck, Instituto Politécnico de Tomar
Maria Assunção Araújo, Departamento de Geografia, Universidade do Porto
Pedro Callapez, Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra
Primitiva Bueno Ramírez, Universidad de Alcalá, Facultad de Filosofía y Letras, Espanha
Tomasz Boski, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve
A revista Estudos do Quaternário/Quaternary Studies está indexada e prossegue um plano estratégico orientado para futuro acesso ao sistema ISI.
Convidamo-lo a explorar extensivamente o nosso site em: http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/index e a submeter o seu próximo artigo científico.
Para qualquer assunto a APEQ está à disposição através de: apeq.estudosdoquaternario@gmail.com
Cordiais saudações,
Manuel Abrunhosa
(Secretário da APEQ)
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport