A confrontar com o Manifesto Françoise Cachin, Jean Clair
et Roland Recht (Dezembro de 2006): Les musées ne sont pas à
vendre Cf. por
exemplo: http://www.latribunedelart.com/les-musees-ne-sont-pas-a-vendre ----- Original Message -----
From: Luis Luis
To: Archport
Sent: Thursday, March 06, 2014 6:01 PM
Subject: Re: [Archport] Acerca de ''Arqueologando'' e do
''património como bem de consumo''. Este futuro do
“património bem de consumo” é hoje e não uma qualquer ficção científica
distópica. Atente-se nos chavões que se vão reproduzindo de forma aparentemente inócua, como as “indústrias do património”, os “gestores de património”, os “empresários do património”, os “produtos culturais”, o "consumo cultural"... A este propósito, permito-me sugerir aqui um artigo que li recentemente acerca do papel da arqueologia e dos arqueólogos na presente e crescente ideologia de mercadorização do património e da ciência: "Notre passé n’est pas à vendre", Laurent Olivier, Complutum 24 (1), 2013 : 29-39. |
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