Para quem possa estar interessado.
Mila Begin forwarded message: Date: April 25, 2014 8:49:26 AM GMT+01:00
Subject: 30 DE ABRIL - I Congresso Internacional Santuários - 2014
Bom dia
Segue a ÚLTIMA CHAMADA PRA ENVIO DE RESUMOS - ATÉ 30 DE ABRIL!
Este Congresso contempla a áreas de Arte, Cultura, Ciências Sociais , Antropologia, História, Museologia, Filosofia, Ciências da Religião, (e outras, conforme o tema geral abaixo)e gostaria de convidá-los a participarem deste evento acadêmico.
Peço-lhes, se possível, que divulguem entre seus contatos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição,
Com os melhores cumprimentos,
Comissão organizadora do Evento
___________________________________________________________________________________________________________
Proposta: 1. Desafio a todos aqueles que vivem e estudam os santuários em todas as suas dimensões, científica, artística, estética, religiosa e humana.1.1. Incentivam-se comunicações ao congresso sobre Santuários como centros de Cultura, de Arte, de Romarias, de Peregrinações, de Paisagens e de Pessoas. 1.2. O congresso centra-se no olhar sobre todas as dimensões do santuário. 1.3.Valorizam-se abordagens inovadoras da temática do congresso e estudos de caso.
1.4. Tema geral / Temática: Os Santuários como espaços de devoção em todos os tempos e em todas as culturas é o objecto de análise deste congresso, onde se desafiam todos aqueles que vivem e estudam os santuários: antropólogos, arqueólogos, arquitectos, artistas plásticos e performativos, biólogos, conservadores/restauradores, crentes, devotos e peregrinos, curadores, escritores, designers, filósofos, gastrónomos, geólogos, historiadores, historiadores de arte, médicos, museólogos, músicos e musicólogos, psicólogos, sacerdotes, sociólogos e todos aqueles que entendam que o seu trabalho ou a sua devoção tem uma relação com um conceito amplo de santuários. Os subtemas, cultura, arte, romarias, peregrinações e paisagens remetem-nos para as diferentes dimensões dos santuários: — Espaços de afirmação e encontro de culturas; — Espaços artísticos de grande investimento da cultura popular e erudita com áreas urbanizados, povoadas de estruturas arquitectónicas, com forte presença da pintura, da escultura e de outras artes; — Espaços de Romarias onde a festa é um fenómeno social total, com a música, a dança, a comida e as roupas a protagonizarem a dimensão popular na vivência dos santuários; — Espaços de Peregrinação em que o ritual religioso constitui a essência do santuário (o caminho e o sacrifício, as celebrações litúrgicas, a procissão, a bênção). — Espaços de Paisagens naturais (geológicas e biológicas) marcantes e singulares. — Espaço de muitas Pessoas, cada uma com a sua história Pessoal que a motiva para o encontro com aquele lugar onde o Sagrado está presente.
2. Línguas de trabalho
Oral: — Português; — Castelhano; — Inglês; — Francês; — Italiano;
Escrito: — Português; — Castelhano; — Inglês; — Francês; — Italiano; — Galego — Catalão Não haverá tradução de textos nem tradução simultânea durante o congresso. Cada autor/congressista escreverá/apresentará o texto/comunicação nas línguas referidas. 3. Datas importantes Data limite de envio de resumos: 30 de abril 2014. Notificação de pré-aceitação ou recusa do resumo: 8 de maio 2014. Data limite de envio da comunicação completa: 31 de maio 2014. As comunicações aceites pela Comissão Científica serão publicadas em periódicos académicos como o número 1 e 2 da Revista: Cadernos do Endovelico: Santuários, entre outros, lançadas em simultâneo com o Congresso SCARPPP'2014. Todas as comunicações serão publicadas nas Atas online do I Congresso (dotada de ISBN).
4. Condições para publicação — O autor do artigo debruça-se sobre aspectos de santuários. — Incentivam-se artigos que tomam como objeto Santuários vividos, conhecidos pelo autor ou com base em dados históricos e documentais. — Incentiva-se a revelação de Santuários menos conhecidos. — Uma vez aceite o resumo provisório, o artigo só será aceite definitivamente se seguir o manual de estilo publicado no sítio internet do Congresso e tiver o parecer favorável da Comissão Científica. — Cada participante pode submeter até dois artigos. 5. Submissões — Primeira fase, RESUMOS: envio de resumos provisórios. Cada comunicação é apresentada através de um resumo de uma ou duas páginas (máx. 2.000 caracteres) que pode incluir uma ou duas ilustrações. — Segunda fase, TEXTO FINAL: envio de artigos após aprovação do resumo provisório Cada comunicação final tem cinco páginas (máx. 10.000 caracteres c/ espaços referentes ao corpo do texto sem contar com resumos e bibliografia). O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, está disponível no meta-artigo auto exemplificativo. 6. Apreciação por 'double blind review' ou 'arbitragem cega' Cada artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a dois, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes — isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e a dos revisores científicos.
Critérios de arbitragem: — Dentro do tema proposto para o Congresso, "Santuários — cultura, arte, romarias, peregrinações e paisagens," versar sobre santuários; — Interesse, relevância e originalidade do texto; — Adequação linguística; — Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.
7. Custos O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação, os materiais de apoio distribuídos e outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não estão incluídas. Como autor de comunicação: 60 euro (31 de Maio de 2014), 100 euro (8 de Junho de 2014). A participação é gratuita e caso queira o certificado custa 10€. PagamentoPagamento presencial, na tesouraria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A Tesouraria da FBAUL está aberta de 2ª a 6ª, das 9h30 às 15h30 (aberto à hora de almoço);
Pagamento à distância por transferência bancária (NIB: 0035 0250 0000 5473 930 81). A inscrição só será considerada mediante o envio do comprovativo bancário de pagamento e da ficha de inscrição para grp@fba.ul.pt.
Caso queira pagar por VISA terá de solicitar um número de código para o seguinte E-mail: isabel.pereira@fba.ul.pt Nesse E-mail deverá escrever o seguinte: nome completo, E-mail de contato, o valor a pagar e a data limite de pagamento. Caso pague com o cartão de outra pessoa o E- mail tem de ser da pessoa que é titular do cartão.
Comissões Comissão Executiva
Ana Paula Fitas (Portugal, Coordenadora do Centro de Estudos do Endovélico, Alandroal) Moisés Espírito Santo (Portugal, Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) Mila Simões de Abreu (Portugal, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real) Jorge dos Reis (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) João Paulo Queiroz (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) Luís Jorge Gonçalves (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) Cláudia Matos Pereira (Brasil, Escola de Belas-Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro) Manuel Calado (Brasil, IEPA — Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Amapá) Panayiotis Saraneopoulos (Grécia/Portugal, CIEBA, Faculdade de Belas-Artes Universidade de Lisboa)
Comissão Científica
Ana Paula Fitas (Portugal, Coordenadora do Centro de Estudos do Endovélico, Alandroal) Moisés Espírito Santo (Portugal, Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) Mila Simões de Abreu (Portugal, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real) Jorge dos Reis (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) João Paulo Queiroz (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) João Brigola (Portugal, Universidade de Évora) Luís Jorge Gonçalves (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) Artur Ramos (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) Ilídio Salteiro (Portugal, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) António Delgado (Portugal, Escola Superior de Arte e Design, Instituto Politécnico de Leiria) Ruy Ventura (Portugal) Paulo Caetano (Portugal, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa) Cláudia Matos Pereira (Brasil, Escola de Belas-Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro) Leonardo Guelman (Brasil, Instituto de Artes e Comunicação, Universidade Federal Fluminense) Manuel Calado (Brasil, IEPA — Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Amapá) Paula Ramos (Brasil, Instituto de Artes, Universidade Federal de Rio Grande do Sul) Chris Buco (Brasil, ArchArte) Javier Marcos Arévalo (Espanha, Universidade da Extremadura) José Julio Garcia Arranz (Espanha, Universidade da Extremadura) Nuno Sacramento (Reino Unido, Scottish Sculpture Workshop, Aberdeen) Federico Torletti (Itália, Universidade de Trento) Salvador Rodríguez Becerra (Espanha, Universidade de Sevilha)
___________________________________________________________________________________
Contactos: CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes FBAUL: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Largo da Academia Nacional de Belas-Artes 1249-058 Lisboa | Portugal congresso.santuarios@gmail.com
"Weakness of attitude becomes weakness of character" Albert Einstein (1879-1955) -- _---_ /(*?*)\
Mila Simões de Abreu Professora Auxiliar Escola de Ciências da Vida e do Ambiente Departamento de Geologia - Unidade de Arqueologia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Apartado 1013 5001-801 Vila Real (Portugal)
Ph: +351 259 350220 Fx: +351 259 350747
URL:
|