Lista archport

Mensagem

[Archport] A Dialnet e os serviços que presta

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "Arqueohisp" <arqueohispania@yahoogroups.com>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Archport] A Dialnet e os serviços que presta
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 12 May 2014 15:18:38 +0100

         Informo, desde já, que avisei os responsáveis da Dialnet que iria escrever esta mensagem.

Todos concordaremos que é notável o serviço que este portal presta aos investigadores peninsulares. Contudo, importa que haja algum cuidado na consulta dos dados que veicula.

Assim, direi que, a 2014-04-09 16:06 GMT+02:00, enviei a info@fundaciondialnet.es um «Pedido urgente de alteração» do resumo constante em http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=149155, por estar errado. Enviei o resumo correcto:

 

            A delimitação do território assumiu – ao tempo dos Romanos como na actualidade – uma importância fundamental, revestindo-se, inclusive, de características sagradas. Recorrendo às fontes epigráficas, deparamo-nos com informações concretas (os termini, por exemplo) e com outros dados que indirectamente nos ajudam a reconstituir a delimitação antiga. São disso exemplo os miliários, a menção da tribo, a localização dos monumentos funerários e religiosos, os itinerários… Quanto à identificação de topónimos, as epígrafes romanas fornecem também índices directos e indirectos.

At Roman time, territory’s delimitation was important indeed and even sacred. Epigraphic monuments give us very interesting evidences about limits and about ancient toponomy also.

 

Até ao momento em que escrevo – e não obstante ter insistido por diversas vezes através do endereço atrás referido – a alteração ainda não foi feita; pelo menos, acedendo eu a esse endereço, o que me aparece é:

·                            En este artículo se muestra la importante función que adquirió la hospitalidad a manos de algunos tiranos griegos. A través de varios ejemplos de tiranos pertenecientes a diversas épocas y polis, podemos ver que una relación estrictamente privada fue utilizada para crear alianzas con las élites y los gobernantes de otros Estados, griegos o no. Esto les permitió consolidar o acrecentar su poder

 

                                  

                                                                                                                                                                         José d’Encarnação




Este email está livre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.









Mensagem anterior por data: [Archport] Noite e Dia dos Museus Próxima mensagem por data: [Archport] Convite Exposições Temporárias
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A DGPC é um monstro administrativo - entrevista com Luís Raposo Próxima mensagem por assunto: [Archport] A Dieta Mediterrânica