Lista archport

Mensagem

[Archport] Newsletter Património Cultural Nº 98

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 98
From :   Jorge Vila Nova Alves <jalves@dgpc.pt>
Date :   Thu, 26 Jun 2014 17:14:29 +0100

 

 

 

 

26, 27 e 28 de Setembro
Jornadas Europeias do Património 2014 - Património, sempre uma descoberta
Todo o País

Terão lugar nos dias 26, 27 e 28 de Setembro as Jornadas Europeias do Património 2014, este ano subordinadas ao tema Património, sempre uma descoberta.
Com este tema pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre actualizado através de novos conhecimentos, novos olhares e novas interpretações; de igual modo, suscita uma reflexão sobre o enorme potencial do Património, construído ou imaterial e a sua importância determinante para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade.
A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, que têm tido uma crescente adesão ao longo dos últimos anos.

À semelhança dos anos anteriores, para terem acesso à plataforma de carregamento para divulgarem as suas actividades deverão contactar a DGPC através do endereço jep@dgpc.pt ou através dos telefones 213 614 329 / 28 / 36.

Para saber mais

 

 

 

 

Sábados entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 01h00 e as 02h00 de Domingo
Encontros com o Património TSF - 7ª Série
Próximo programa: 28 de Junho - Um outro Algarve à descoberta

Que o Algarve tem muito mais para desvendar do que sol e praia é uma verdade incontestável: um património milenar, o registo de civilizações ancestrais, a ambiência rica e multifacetada de um mosaico de povos e culturas que por aqui passaram, que aqui viveram e se instalaram, deixando as marcas materiais dessa passagem ou estadia e, mais do que isso, todo um conjunto de hábitos, saberes, tradições e memórias que o tempo não apaga.
Os museus e equipamentos culturais da região têm sabido explorar e dar a conhecer a riqueza e variedade desses mundos tão antigos e todavia tão presentes, proporcionando aos visitantes o contacto com registos, materialidades e vivências de um outro Algarve.
Manuel Vilas-Boas vagueia por esse profundo sul ainda desconhecido de muitos, conversando com Alexandra Gonçalves, José Gameiro, Emanuel Sancho, Desidério Silva e Maria José Gonçalves no cenário único da villa romana de Milreu.

Para saber mais

 

 

 

 

Até 18 de Julho
Encontram-se abertas as candidaturas ao Concurso Arqueociências 2014

O Laboratório de Arqueociências (LARC) abre candidaturas para estudos nas áreas disciplinares da Arqueozoologia, Paleobotânica, Geoarqueologia e Tecnologia Lítica até 18 de Julho.
Os responsáveis por:
i) Projectos de Investigação aprovados no âmbito do PNTA;
ii) Projectos de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA);
iii) Projectos previamente aprovados por entidades com competência, atribuições e actividade reconhecida na área da investigação científica;
iv) Projectos de formação académica avançada,
poderão apresentar as suas candidaturas de acordo com as instruções disponíveis aqui.  

Para saber mais

 

 

 

 

26 de Julho, às 18h30
Ciclo de Conferências de Verão
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

O Palácio Nacional da Ajuda realiza um Ciclo de Conferências de Verão que tem lugar às quintas-feiras, sempre às 18h30.

Hoje, 26 Junho, 18h30 - O Rei e o Palácio: biografia política de D. Luís no Palácio da Ajuda, por Paulo Jorge Fernandes, Instituto de História Contemporânea /Faculdade de Letras/Universidade de Lisboa.

Próxima sessão:
3 de Julho - Reconfigurar os espaços do poder real nos finais do século XVIII: entre os Terreiro do Paço e a Ajuda, por José Monterroso Teixeira.

Entrada livre.

Para saber mais

 

 

 

 

27 de Junho
Associação INTBAU Portugal no Convento de Cristo
Convento de Cristo, Tomar

O Convento de Cristo de Tomar recebe no próximo dia 27 de Junho a sessão de apresentação pública da Associação INTBAU Portugal - International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism.
Esta associação foi criada no início de 2014 e tem por objectivo a promoção da construção, da arquitectura e do urbanismo tradicionais, nas suas diferentes formas e expressões, presentes no nosso país.

Para saber mais

 

 

 

 

28 de Junho, 5 e 12 de Julho, às 17h00
O MNAC abre ao público! 1914-1994-2014 
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Lisboa

A propósito das comemorações do primeiro centenário da abertura ao público do Museu Nacional de Arte Contemporânea (28 de Junho de 1914) e dos vinte anos da sua reabertura após o Incêndio do Chiado de 1988 (12 de Julho de 1994), O MNAC-MC organiza um programa evocativo de três sessões, com início no próximo sábado, dia 28.

1ª Sessão:
28 de Julho, às 17h00 - I mesa-redonda sobre Os Públicos do MNAC (No arranque do século XX). Assinala o primeiro centenário da abertura ao público do MNAC, a 28 de Junho de 1914.
Participantes: Maria Aires Silveira, Pedro Lapa, Sandra Leandro e Cristina Azevedo Tavares (moderação: David Santos)

Próximas sessões:
5 de Julho, às 17h00- II mesa-redonda sobre Os Públicos do MNAC (Acção e memória do serviço educativo).
12 de Julho, às 17h00 - III mesa-redonda sobre Os Públicos do MNAC (Fim do século XX e início de XXI).

Para saber mais

 

 

 

 

Até 29 de Junho
Projecto Travessa da Ermida no MAP - Antes Morta que Burra
Museu de Arte Popular, Lisboa

No âmbito do ciclo de exposições do Museu de Arte Popular - Projecto Travessa da Ermida no MAP, aproveite para conhecer no MAP, até ao próximo dia 29 de Junho, a instalação Antes Morta que Burra, realizada pela artista Ana Pérez-Quiroga.

 

Para saber mais

 

 

 

 

29 de Junho, às 16h00
Ciclo de Concertos no Panteão Escuta Profunda
Panteão Nacional, Lisboa

Vai realizar-se no Panteão Nacional mais um ciclo de concertos meditativos Escuta Profunda, sempre no último domingo de cada mês.
A entrada é livre mediante a aquisição do ingresso no monumento.

Próximo Concerto:
29 de Junho – Tratado Cornelius Cardew

Para saber mais

 

 

 

 

29 de Junho, às 21h30
Concertos em Rede - Música nos Mosteiros 
Festival Coral de Verão

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Dando continuidade ao projecto Concertos em Rede – Música nos Mosteiros Portugueses Património Mundial, os mosteiros dos Jerónimos, Alcobaça, Batalha e o Convento de Cristo serão em 2014, palco de um ciclo de 15 concertos de música, com início a 29 de Junho e fim a 27 de Setembro, contando com a parceria e a colaboração de diversas entidades.
O primeiro dos concertos, no Mosteiro dos Jerónimos, no Domingo, 29 de Junho, às 21h30, Festival Coral de Verão, integra-se numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC.

 

Para saber mais

 

 

 

 

Até 30 de Junho
A Impressão Francófona na Arte Portuguesa
Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra

Está patente até 30 de Junho, no Museu Nacional Machado de Castro a exposição A Impressão Francófona na Arte Portuguesa, organizada em parceria com a Alliance Française de Coimbra.
O Museu Nacional de Machado de Castro possui uma rica colecção de peças de escultura, pintura, têxteis e mobiliário que singularizam a arte de origem francófona.
É esta presença e influência que o MNMC e a Alliance Française de Coimbra desejam veicular aos visitantes do museu.

Para saber mais 

 

 

 

 

Até 30 de Junho
Coffee Break: MF@MGV - A Colecção do Museu do Falso de visita ao Museu Grão Vasco
Museu Grão Vasco, Viseu

O Museu Grão Vasco apresenta até ao final do mês de Junho a exposição Coffee Break: MF@MGV - A Colecção do Museu do Falso de visita ao Museu Grão Vasco.
O Museu do Falso é um Museu de História da Cidade (neste caso de Viseu), composto exclusivamente de contribuições de criadores e agentes contemporâneos, cada um trabalhando na sua área directa de especialidade e competência, subordinando as suas contribuições à premissa e ao conceito de Simulacro: E se um determinado evento tivesse ocorrido de modo diverso ao que efectivamente se verificou?

Para saber mais

 

 

 

 

5 de Julho, às 17h00
Exposição e Mesa Redonda O espaço em volta / À volta do espaço imaginário
Palácio Nacional de Mafra

No dia 5 de Julho, às 17h00, inaugura no Palácio Nacional de Mafra a exposição de pintura O espaço em volta, de autoria de Paulo Alexandre Rêgo.
A partir das 18h00, realiza-se na Sala Diana uma Mesa Redonda subordinada ao tema À volta do espaço imaginário, onde participam os Professores Doutores Nair Castro Soares, Frederico Pereira, Maria Fernanda de Abreu, Cristina Azevedo Tavares e Isabel Nogueira.
A exposição estará patente até 31 de Agosto. 

Para saber mais

 

 

 

 

6 de Julho, às 16h00
IV Ciclo de Concertos a 6 Órgãos no Palácio Nacional de Mafra
Palácio Nacional de Mafra

No próximo dia 6 de Julho, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra acolhe mais um concerto integrado no IV Ciclo de Concertos a 6 Órgãos - 2014.
Os concertos realizam-se no primeiro domingo de cada mês, às 16h00, até 7 de Dezembro de 2014.

Entrada - 3 euros.
Reservas até 5 Julho - telf. 261 817 550.
Hora limite para levantamento das reservas - 15h00 do dia do concerto.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

11 de Julho, às 19h00
The Spirit of Gambo. Noites de Verão na CMAG
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa

No dia 11 de Julho, Sexta-feira, a partir das 19h00, as Noites de Verão regressam à Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves com o recital The Spirit of Gambo (Viola da Gamba Solo), por Sofia Diniz.

Entrada livre condicionada à capacidade da sala.
A CMAG está aberta até à meia-noite e as exposições são visitáveis.
O terraço também estará aberto com serviço de bar.

Para saber mais

 

 

 

 

Até 25 de Julho
Exposição Ampliação do MNAA
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

O Museu Nacional de Arte Antiga inaugurou no dia 25 de Junho, a exposição Ampliação do MNAA com 22 propostas realizadas pelos alunos do Mestrado integrado de Arquitectura do Instituto Superior Técnico (Lisboa).

Patente até 25 de Julho.
Acesso pela entrada principal, Largo 9 de Abril.

Para saber mais

 

 

 

 

Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2014
Férias de Verão com o Património
Museus, Palácios e Monumentos da DGPC

O ano lectivo terminou e as crianças e o património vão de férias. Assim, durante os meses de Verão, os vários museus, palácios e monumentos da DGPC organizam actividades lúdicas para preencher o tempo livre das férias escolares.
Promovem o entretenimento das crianças e jovens de uma forma original, e permitem dar a conhecer estes espaços através da sua oferta educativa.

Para saber mais

 

 

 

 

Até 27 de Julho
A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...
Museu da Chapelaria, São João da Madeira

Encontra-se patente no Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, a exposição dos trabalhos premiados da 8 ª edição do concurso A minha escola adota, um museu, um palácio, um monumento... .
A exposição contou com o mecenato da Zipor, companhia de equipamentos industriais, São João da Madeira.
Patente até dia 27 de Julho.

Para saber mais

 

 

 

 

Lojas dos Museus e Monumentos

O Museu Nacional do Azulejo apresenta uma linha de praia composta por quatro artigos decorados com um padrão original do século XVII. Trata-se de um painel de azulejos produzido em Lisboa, entre 1620-1640, representando uma treliça em tons de amarelo e azul, que nos reporta para os dias quentes.

Leve consigo a História do nosso Património.
Visite as nossas lojas, visite os nossos museus e monumentos.

Artigos disponíveis nas lojas DGPC aqui.

 

 

 

 

Classificação do Património
Novos Diplomas de Revogação e de Fixação de ZEP

Foram publicados no Diário da República,  N.º 118, Série II de 23 de Junho de 2014, os seguintes diplomas:

Portaria n.º 481/2014.
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura
Fixa a zona especial de protecção da Igreja do Convento do Carmo e o seu recheio, na Rua do Carmo, Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera Cruz, concelho e distrito de Aveiro.

Portaria n.º 480/2014.
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Revoga a Portaria n.º 740-CS/2012, publicada no Diário da República, 2.ª série, N.º 248 (suplemento), de 24 de Dezembro de 2012, que classificou como sítio de interesse público a Villa Romana da Quinta do Pião, na Quinta do Pião, freguesia e concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre, área classificada como non aedificandi.

Para saber mais

 

 

 

 

 www.patrimoniocultural.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Exposição de fotografia «Na quietude do lugar», no Museu do Carmo Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: WORKSHOP ON BEHAVIOR, COGNITION AND EVOLUTION: FROM NON-HUMAN PRIMATES TO HOMO SAPIENS | JULY 1
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 93 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Newsletter Património Cultural Nº 99