Lista archport

Mensagem

[Archport] Museu Monográfico de Conimbriga – Jornadas Europeias do Património 2014

Subject :   [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga – Jornadas Europeias do Património 2014
From :   Humberto Rendeiro <hrendeiro@gmail.com>
Date :   Tue, 16 Sep 2014 14:20:30 +0100

Museu Monográfico de Conimbriga, 27 de Setembro, 16h00. Entrada livre.

 

Associando-se ao Museu Monográfico de Conimbriga, nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, o Orfeon Académico de Coimbra apresenta um espetáculo de enaltecimento de um dos patrimónios mais relevantes da cultura portuguesa e europeia, a música.

Em Conimbriga, onde o património nos leva a viajar pelo tempo e para outras culturas, o Orfeon convida todos os espetadores a acompanhar-nos nesta viagem pelo vasto mundo da música. Uma viagem única pela música de intervenção de Zeca Afonso e Fernando Lopes Graça e pelo Fado, recentemente declarado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, não esquecendo outros estilos como o rock, o pop e ainda algumas das obras imortalizadas nos palcos da Broadway.

 

O Orfeon Académico de Coimbra (OAC) nasce em 1880 pelas mãos do estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, João Arroyo. Estreou-se a 7 de Dezembro do mesmo ano, no Teatro Académico Príncipe Real, em Coimbra, por ocasião das comemorações do tricentenário da morte de Camões, com o nome Sociedade Choral do Orpheon Académico.

Em 1911, o OAC atuou no Trocadero, em Paris, naquela que foi a sua primeira digressão ao estrangeiro. Desde então o Orfeon já pisou quatro dos cinco continentes. Mais recentemente, interpretou a 9ª Sinfonia de Beethoven, inserida nas celebrações dos 500 anos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Com 133 anos, o Orfeon Académico de Coimbra brota juventude. Constituído por cerca de 40 coralistas provenientes da academia Conimbricense, e em permanente empenho para manter e continuar a construir esta longa e gloriosa história, é o mais antigo coro português e um dos mais antigos da Europa.

Atualmente, desde de 2008, o Orfeon Académico de Coimbra tem como Diretor Artístico o Maestro Artur Pinho Maria.

 

Maestro Artur Pinho Maria

Artur Pinho Maria é diretor artístico Orfeon Académico de Coimbra. Licenciado em Direção Musical pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus, estudou com Anton de Beer, Edgar Saramago, John Roos, Vianey da Cruz, Jean-Marc Burfin, Peppe Prates, Vasco Pearce de Azevedo, José Luís Borges Coelho, Ivo Cruz, António Vassalo Lourenço e Ernst Schelle. Orienta diversos cursos de direção coral e masterclass de técnica vocal e direção.

É maestro titular e diretor artístico do Coro do Porto de Aveiro, do Orfeão de Vale de Cambra, do Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo e do Coro Sinfónico Inês de Castro.

Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, de coros académicos e de coros regionais. Como maestro convidado, dirigiu a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte, a Orquestra Espoarte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Filarmonia de Gaia e a Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia.

Das gravações editadas, destaca a primeira gravação integral dos cadernos I e II de “Fernando Lopes Graça – Canções Regionais Portuguesas” (2007).

Attachment: JEP 2014.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] Curso Cultural Portugal, 8 séculos de História | 26 de Maio a 25 de Junho | últimas inscrições! Próxima mensagem por data: [Archport] O Latim e a Arte
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga – “Estudos de Cerâmica Medieval. O Norte e Centro de Portugal, séculos IX a XII” Próxima mensagem por assunto: [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga – XVI Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico