Lista archport

Mensagem

[Archport] Torre de Palma, 26 de setembro de 2014, lançamento do Guia de visita e abertura da exposição do Centro de Interpretação e Acolhimento

To :   archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Torre de Palma, 26 de setembro de 2014, lançamento do Guia de visita e abertura da exposição do Centro de Interpretação e Acolhimento
From :   ralfenim@sapo.pt
Date :   Wed, 24 Sep 2014 18:22:46 +0100



Sítio Arqueológico de Torre de Palma, Monforte
26 de setembro de 2014, 16 horas

  • abertura da exposição “Torre de Palma, uma villa nos confins do Império”
  •  lançamento do Guia de visita ao Monumento

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, 2014, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com a colaboração do Museu Nacional de Arqueologia, do Município de Monforte e da Entidade Regional de Turismo da Alentejo procederá à abertura da exposição “Torre de Palma, uma villa nos confins do Império” e ao lançamento do Guia de visita ao Monumento.
O Sítio Arqueológico de Torre de Palma, no Concelho de Monforte, cuja ocupação pode ter começado ainda na Idade do Ferro é, sobretudo, conhecido pelos vestígios de uma villa de época romana (século I a V d.C.), um estabelecimento rural de cariz agropecuário, constituído por um conjunto de edifícios com funcionalidades diversas, interagindo num todo, à semelhança do que hoje é um monte alentejano, incluindo a residência do proprietário e as instalações mais diretamente relacionadas com as atividades económicas da propriedade. A casa do proprietário desta villa, em época tardia, finais do século III ou inícios do IV, foi substancialmente ampliada e as novas áreas ricamente decoradas com pavimentos em mosaico e pinturas murais, destacando-se, deste conjunto, os famosos mosaicos dos cavalos e das musas, hoje guardados no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.
Na Antiguidade Tardia e/ou no início da Idade Média, a cristianização das populações deste território trouxe novo fôlego a este sítio e, desse período, existe um notável conjunto religioso composto pelos vestígios de uma grande basílica de três naves e um, pouco comum, batistério. Com alterações já no período medieval português, a igreja esteve em uso até inícios do século XVI, momento em que todo o conjunto terá sido definitivamente abandonado.
A abertura da exposição no centro de interpretação e acolhimento e a publicação do Guia de visita, numa edição bilingue Português/Inglês, passam a disponibilizar mais informação a todos que se dirigem ao Monumento, tornando a visita uma experiência mais gratificante.
O Sítio Arqueológico de Torre de Palma, Monforte, Portalegre, está classificado como Monumento Nacional por Decreto de 03-06-1970, é propriedade do Estado e está afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo (http://www.cultura-alentejo.pt/default.aspx).

 



Attachment: convitemail.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] Torre de Palma Próxima mensagem por data: [Archport] Matar a fome na Pré e na Proto-História... em Coimbra!
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Third Bulletin XVII World UISPP Congress/Toixième Bulletin/Tercer Boletín Próxima mensagem por assunto: [Archport] TOURISM TALKS PRO | Inscrições gratuitas abertas