Lista archport

Mensagem

[Archport] Falecimento do Reitor Doutor Fernando Rebelo

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Falecimento do Reitor Doutor Fernando Rebelo
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 9 Oct 2014 10:20:19 +0100

         Faleceu, esta manhã, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, o Doutor Fernando Rebelo, catedrático jubilado de Geografia da Faculdade de Letras daquela Universidade, que, após ter sido vice-reitor ao tempo do Prof. Rui Alarcão, foi reitor da Universidade no quadriénio 1988-2002.

         Natural de Espinho (16-09-1943), entrara no ensino universitário em 1966, tendo seguido o percurso académico habitual, que culminou, de certo modo, com a sua nomeação como catedrático, lugar de que tomou posse a 4 de Março de 1982.

         A sua especialidade era a Geografia Física (a tese de doutoramento, defendida em Julho de 1975, foi publicada: Serras de Valongo. Estudo de Geomorfologia). Contudo, não lhe foram alheias outras áreas da Geografia, em que era conceituado mestre: a Geografia Humana e Regional, a Climatologia, os Riscos Naturais, tendo-se, naturalmente, interessado também pela História da Geografia Física em Portugal.

         Deixou exarada em livros o que foi a sua experiência reitoral, colhida em período não fácil da história da Universidade – recordem-se: Percurso de um Reitor da Universidade de Coimbra (1998-2002), Reflexões sobre a Vida Universitária (2004), Viagens pelo Brasil. Impressões de um Geógrafo, Memórias de um Reitor (2006) - e do seu currículo científico – que pode ser visto em http://www.uc.pt/fluc/cegot/cvs/frebelo - podemos salientar os livros Riscos Naturais e Acção Antrópica (2001 e 2003); A Geografia Física de Portugal na vida e obra de quatro professores universitários – Amorim Girão, Orlando Ribeiro, Fernandes Martins, Pereira de Oliveira (2008).

         À sua Esposa, Doutora Maria de Lourdes Rebelo, e aos seus três filhos, apresento os meus mais sentidos pêsames, na certeza de que sou acompanhado, neste transe, por toda a comunidade científica e universitária portuguesa.
Que descanse em paz!

                                                                                                                                                                                   José d’Encarnação

 




Este email está livre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.









Mensagem anterior por data: [Archport] Estação Casa da Música acolhe «Cister no Douro» Próxima mensagem por data: [Archport] Miranda do Douro: Investimentos da recuperação do património
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Falecimento do Prof. Justino Mendes de Almeida Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fallece Javier Fortea, maestro universitario .