NÚMEROS
40 entidades presentes (espaço lotado e lista de espera). 50% entidades
públicas | 50% entidades público-privadas e privadas.
Todas as regiões de Portugal representadas, exceptuando Madeira e Algarve.
Actividades económicas presentes: Touring cultural e paisagístico;
Formação especializada; I&D; Conservação & Restauro; Reabilitação urbana; Novas tecnologias; Serviços
públicos; Design; Projectos de cooperação internacional; Museologia; Projectos integrados de base territorial.
3160 visitantes (crescimento de praticamente 50% relativamente a 2013)
[Salon du Patrimoine, Paris, 20ª edição 2014, c. de 17.000 visitantes em 3
dias de Feira, 325 expositores || Salone del Restauro, Ferrara, 21ª edição, c. 19.500 visitantes em 3 dias de Feira, 220
expositores || AR&PA, Valladolid, IXª edição, c. 15.000 visitantes em 3 dias de Feira, 157 expositores]
7 acções paralelas à Feira resultantes em 40 apresentações
de especialistas; c. de 200 assistentes; 30 actividades de animação pedagógica resultantes em c. de 1300 crianças e jovens
participantes.
PARCEIROS
33 parceiros
+ representatividade institucional:
Alto Patrocínio do Presidente da República
Apoio Comissão Nacional da UNESCO
Secretaria de Estado da Cultura / Direcção-Geral do Património Cultural,
Turismo de Portugal, AICEP, EY Portugal, GECoRPA, ADDICT, Junta de Castela e Leão, Salon du Patrimoine de Paris
Continuidade do sponsor premium: Fundação Millennium bcp
Parcerias estratégicas 2014: Turismo de Portugal, SEC/DGPC, Câmara Municipal de
Guimarães, Turismo Porto e Norte.
Parceiros: EDIGMA, EISA, ADDICT, Fundação da Juventude, CTT, SUMOL+COMPAL,
CONTINENT, GECoRPA, CP, Fundação de Serralves, DRCN, Mercado Azul.
EXPOSITORES
ADDICT - Creative Industries Portugal | Aldeias do
Xisto | Aldeias Históricas de Portugal | Associação de Turismo dos Açores | Atelier
Samthiago, Conservação e Restauro | Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto | Câmara Municipal de
Guimarães | Câmara Municipal de Ovar | Câmara Municipal do Porto - Banco de Materiais | Castelos e
Muralhas do Mondego | Compadres (Spira) | Comunidade Intermunicipal do Ave | CTT - Correios de
Portugal | Direção Geral do Património Cultural | Direção Regional de Cultura do
Centro | Direção Regional de Cultura do Norte | EDIGMA | Escola das Artes - Universidade Católica
Portuguesa | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Famasete | Fundação Millennium
bcp | Fundação de Serralves | GECoRPA - Grémio do Património | ideia,
designers | Instituto da Construção da Universidade do Porto | Junta de Castela e Leão / Bienal
AR&PA | Município de Albergaria-a-Velha | Município de Fronteira | Museu do Arroz - Herdade da
Comporta | Museu Marítimo de Ílhavo - Município de Ílhavo | OCUBO | Projeções
Multimédia Monumentais | Rede de Judiarias de Portugal | Rota do Românico | Silvadesigners | Spira -
revitalização patrimonial | STB - Reabilitação do Património Edificado | Turismo do Alentejo e
Ribatejo | Turismo do Porto e Norte | UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua
Portuguesa | Universidade do Minho - Structural Analysis of Historical Constructions
LOJA CHITA
19 fornecedores
302 produtos expostos
3.286 artigos
Adega Cooperativa de Guimarães | Aldeias do Xisto | Aldeias Históricas de Portugal | Cerveja Letra | Chocalhos Pardalinho
| Direcção Regional de Cultura do Norte | DMuse | Fundação de Serralves | GECoRPA | Herdade do Freixo do Meio | Imprensa Nacional-Casa da Moeda | Pato
Lógico | patrimonio.pt | Portugal
Encantado | Projecto TASA | Quality Tours | Rota do Românico | Rota dos Moinhos | Soma Ideas | TerriuS
COMUNICAÇÃO
Spot radiofónico de 23s: Antena 1, Antena 2.
Spot televisivo: Fnac, CTT, patrimonio.pt.
Entrevistas televisivas: SIC Notícias (5mins); RTP 2 (8mins).
Mais de 70 notícias em imprensa escrita, com destaque para 2 reportagens no Jornal i;
2 reportagens no Sol; 1 artigo de opinião no Jornal Público; 2 notícias no Diário de Notícias, entre
outros.
500 cartazes e 15.000 postais distribuídos estrategicamente por órgãos
da cultura, serviços públicos, entidades de formação avançada de âmbito nacional e regional, espaço de
lazer e consumo.
Parceria estratégica com Continente, Fnac, CTT.
10 mupis; 3 autocarros e 2 outdoors.
ACÇÕES
Apresentações Técnicas
Seminário Internacional "Comunicar Património":
18 conferencistas, 100 assistentes.
Tourism Talks Pro "Digitalização do Turismo e Património -
oportunidades para as empresas":
6 conferencistas, 50 assistentes.
Heritage Talks:
3 apresentações, 4 membros de júri (DRCN, Turismo Porto e Norte, ADDICT
e Microcrédito bcp).
Innovation Point:
13 apresentações técnicas.
Prémio Internacionalização do
Património
1ª edição: 9 concorrentes, 3 vencedores, 3 membros de júri, mais de
350 votos do público.
Programa cultural
Degustações, dança, apresentações: 23
acções.
Animação Pedagógica
Miúdos no Património - na Feira: 14 acções, c. 100
crianças.
Miúdos no Património - na Cidade / Roteiros "Aproxime-se!": 9
acções, c. 250 participantes.
Projecto "Aproxima-te": 21 escolas, 913 alunos.
FEIRA DO PATRIMÓNIO 2015
Feira patrimonio.pt Millennium bcp 2015: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, 8 a 10 de
Outubro, em parceria com Direcção Regional de Cultura do Centro e contando com as parcerias estratégicas da Universidade de
Coimbra, Município de Coimbra e Turismo do Centro.
|