Lista archport

Mensagem

[Archport] Espaços da Polifonia - Concerto no Mosteiro de Pombeiro

To :   "Archport" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Espaços da Polifonia - Concerto no Mosteiro de Pombeiro
From :   Comunicação - DRCN <comunicacao@culturanorte.pt>
Date :   Fri, 31 Oct 2014 10:41:46 -0000

Ciclo de Concerto Espaços da Polifonia

 

 

O Ciclo de Concertos Espaços da Polifonia prossegue no próximo dia 8 de Novembro, pelas 21h30, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, com o concerto pelo Grupo Vocal Ançãble, sob direção de Pe. Pedro Miranda, sendo antecedido pela apresentação do monumento (21h00).

 

O Ciclo de Concertos Espaços da Polifonia é uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCNorte), no âmbito do projeto Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, através da qual se pretende dar maior visibilidade a um conjunto diverso de monumentos classificados e intervencionados sob a tutela da DRCNorte, bem como à sua capacidade de acolhimento do visitante/público.

 

Depois de ter já realizado concertos na Igreja do Mosteiro de Rendufe (Amares), na Igreja do Mosteiro de Grijó (Vila Nova de Gaia) e Igreja do Mosteiro de Castro Avelãs (Bragança), o Ciclo Espaços da Polifonia chega agora a Felgueiras, mais concretamente ao Mosteiro de Pombeiro.

 

O presente programa é suscitado fundamentalmente pelo orago desta igreja monástica que, como muitas outras, sobretudo a partir da Alta Idade Média, o adotaram desde que o Concílio de Éfeso em 431 definiu dogmaticamente o título de Santa Maria Mãe de Deus e que pouco depois o papa Sisto III erigiu em Roma, no monte Esquilino, a primeira igreja no Ocidente cristão a ela dedicada.

 

No entanto, a proximidade temporal com a celebração da Solenidade de Todos os Santos, em 1 de Novembro, justifica plenamente a inclusão de um Te Deum, um hino antiquíssimo da liturgia católica, que coloca toda a corte celestial aclamando a glória da Trindade a partir do Filho. Este hino é usado na Liturgia Católica atual no Ofício de Leitura aos Domingos, dias de Festa e de Solenidade. É também tradicional o seu uso praticamente por si mesmo, juntamente com a Adoração do Santíssimo Sacramento exposto, como forma de celebrar solenemente a gratidão a Deus por algum acontecimento especialmente benéfico.

 

Segue-se-lhe, para ilustrar a celebração complementar da Comemoração de todos os fiéis defuntos, um canto fúnebre, um lamento e oração de sufrágio por D. Afonso Henriques, composto em Stª Cruz de Coimbra, provavelmente para a trasladação dos seus restos mortais para o novo túmulo mandado fazer por D. Manuel I.

 

Todo o restante programa é mariano, destacando-se o tratamento polifónico de três cantigas de Stª Maria de D. Afonso X pela sua especial ressonância neste espaço tão significativo para o românico do norte de Portugal.

 

O programa será interpretado pelo Grupo Vocal Ançãble, constituído por uma família de Ançã (de onde retira o nome) e dedicado sobretudo à Música Sacra Portuguesa. O grupo tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal, registando também intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, Espanha e Brasil.

 

O contributo do Grupo Vocal Ançãble para a promoção da autêntica música sacra, quer histórica quer contemporânea, vem sendo reconhecido e traduzido em convites para participar, por exemplo, no Congresso de Fátima sobre o Órgão e a Liturgia (2003) e em Julho deste ano no Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica também em Fátima.

 

O Ciclo Espaços da Polifonia decorrerá até Junho do próximo ano, encontrando-se os concertos disseminados pela região Norte. Constitui uma ação da operação Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, projeto financiado pelo Programa Operacional ON2 – NORTE (Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial), cujos objetivos são a valorização do património cultural classificado imóvel e arqueológico, bem como potenciar o património como fator de dinamização, animação e desenvolvimento local.

 

 

DRCN/Direção de Serviços dos Bens Culturais
Casa de Ramalde
Rua Igreja de Ramalde
4149-011 Porto, PORTUGAL
TEL + 351 22 619 70 80

www.culturanorte.pt
www.facebook.com/culturanorte

 

Logo DRCN

 

 

 





Mensagem anterior por data: [Archport] III Seminário Continuidades e Descontinuidades do Registo Fóssil | 8 novembro Próxima mensagem por data: [Archport] Convite - CONFERÊNCIA - ASSOCIAÇÃO ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES - 13 Novembro 2014 - 18.00h
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Espaço de debate e comentário Próxima mensagem por assunto: [Archport] Espaços do Desenho | 8 Possibilidades de Fazer Desenho - Ciclo de Workshops | 15 a 25 de Setembro de 2010