• Índice por assuntos | Lista apdio | Índice cronológico • | ||
< Anterior por data | < Anterior por assunto | MENSAGEM Nº 00101 de 195 | Próxima por assunto > | Próxima por data > |
SeminárIO – seminários em Investigação Operacional no CMA Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008, às 13:30 horas Título: Modelação do Desempenho Académico de Alunos de
Licenciatura da FCT-UNL Apresentador: Ruy Costa
(Departamento de Matemática, FCT-UNL) Local: Sala de
seminários do edifício VII Resumo: A avaliação do
desempenho é, cada vez mais, uma necessidade nas organizações no século XXI. Em
particular, numa instituição universitária, a avaliação do desempenho académico
dos alunos reveste-se da maior importância, por um lado, para aferir da
eventual necessidade de ajustamentos pedagógicos ou curriculares e, por outro
lado, para permitir estimar a evolução da população estudantil e dos impactos
daí decorrentes na gestão de recursos. Nesta comunicação
apresenta-se um contributo para a avaliação do desempenho académico de alunos
de uma população universitária. Em particular, considerou-se o universo de
alunos de uma determinada Licenciatura (pré-Bolonha) em Engenharia (curso de
cinco anos) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de
Lisboa, cobrindo um horizonte temporal de 1986 a 2006. Neste trabalho
pretendemos explorar as particularidades dos percursos académicos dos alunos
licenciados e desistentes. Relativamente aos alunos que concluem o curso,
procuramos caracterizar, não só a duração do seu percurso e a nota final
obtida, mas também examinar a existência de relação entre estas duas
variáveis. Para o grupo de alunos desistentes, tentamos identificar quando
ocorre a desistência e qual o percurso seguido até esse momento, esperando, assim,
compreender um pouco melhor as razões da desistência do curso. Com vista à análise da
dificuldade sentida pelos alunos no seu percurso académico, foram definidas
métricas baseadas na classificação obtida em cada disciplina e no número de
inscrições necessárias para obtenção de aprovação na mesma, que permitem aferir
a “complexidade” de cada disciplina, cada ano curricular e de cada
grupo disciplinar. Foram desenvolvidos
modelos de previsão para o desempenho académico global, nomeadamente a partir
do desempenho no primeiro ano frequentado. Atendendo à diversidade de
factores envolvidos no percurso académico dos alunos da Licenciatura,
consideramos os resultados dos modelos de previsão desenvolvidos interessantes. Maria Isabel Gomes Salema, PhD Departamento de Matemática (Mathematical Department) Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL Quinta da Torre 2829-516 Caparica Portugal Tel: +351212948388 Fax: +351212948391 |
Mensagem anterior por data: [Apdio] Mini-Course Numerical issues in semi-infinite programming and applications |
Próxima mensagem por data: [Apdio] Call for Sessions / Papers within the Stream, Energy, Environment & Climate at EURO XXIII Conference |
Mensagem anterior por assunto: [Apdio] SeminárIO - dia 09 de Abril, às 14h |
Próxima mensagem por assunto: [APDIO] SeminárIO - dia 11 de Maio - ALTERAÇÃO DE HORA |