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SeminárIO ? seminários em Investigação Operacional no CMA ?Escalonamento Integrado de Viaturas e Motoristas? Marta Mesquita (CIO/ISA-UTL) Quarta-feira, 11 de Maio de 2011, às 14:00 horas Sala de Seminários do edifício VII, FCT - UNL, Monte da Caparica Resumo: Uma das fases do planeamento operacional numa empresa de transportes públicos é o escalonamento de viaturas e motoristas. Devido à complexidade destes problemas eles são geralmente tratados de forma sequencial. Começa-se pelo escalonamento das viaturas que em cada dia, do horizonte de planeamento, produz as escalas das viaturas cobrindo um conjunto pré-definido de viagens. Em seguida determina-se a afectação das tripulações às escalas das viaturas, respeitando restrições laborais diárias. Por último, resolve-se o problema da determinação das escalas para os motoristas, isto é, as sequências de dias de trabalho e de folga, para o horizonte de planeamento, tendo em conta as restrições laborais de médio/longo prazo. A resolução sequencial não oferece garantia de que a solução final seja de boa qualidade para o problema global. Neste trabalho, apresenta-se uma formulação matemática para o problema de escalonamento integrado de viaturas e motoristas e propõe-se um método heurístico baseado no algoritmo de decomposição de Benders. Apresentam-se resultados computacionais em que se compara as soluções obtidas pelo método sequencial com as obtidas pelo método heurístico para o problema integrado. Maria Isabel Gomes, PhD Departamento de Matemática (Department of Mathematics) Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL Quinta da Torre 2829-516 Caparica Portugal Tel: +351212948388 Fax: +351212948391
Bom dia, Solicito a divulgação do seguinte seminário. Obrigada. Cumprimentos Isabel Gomes SeminárIO – seminários em Investigação Operacional no CMA “Escalonamento Integrado de Viaturas e Motoristas” Marta Mesquita (CIO/ISA-UTL) Quarta-feira, 11 de Maio de 2011, às 14:00 horas Sala de Seminários do edifício VII Resum
o: Uma das fases do planeamento operacional numa empresa de transportes públicos é o escalonamento de viaturas e motoristas. Devido à complexidade destes problemas eles são geralmente tratados de forma sequencial. Começa-se pelo escalonamento das viaturas que em cada dia, do horizonte de planeamento, produz as escalas das viaturas cobrindo um conjunto pré-definido de viagens. Em seguida determina-se a afectação das tripulações às escalas das viaturas, respeitando restrições laborais diárias. Por último, resolve-se o problema da determinação das escalas para os motoristas, isto é, as sequências de dias de trabalho e de folga, para o horizonte de planeamento, tendo em conta as restrições laborais de médio/longo prazo. A resolução sequencial não oferece garantia de que a solução final seja de boa qualidade para o problema global. Neste trabalho, apresenta-se uma formulação ma
temática para o problema de escalonamento integrado de viaturas e motoristas e propõe-se um método heurístico baseado no algoritmo de decomposição de Benders. Apresentam-se resultados computacionais em que se compara as soluções obtidas pelo método sequencial com as obtidas pelo método heurístico para o problema integrado. Maria Isabel Gomes, PhD Departamento de Matemática (Department of Mathematics) Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL Quinta da Torre 2829-516 Caparica Portugal Tel: +351212948388 Fax: +351212948391 |
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