Lista archport

Mensagem

[Archport] AGENDA Castelo de São Jorge | Palestra - O Castelo de São Jorge na génese da Calçada Portuguesa | 15 abril, às 17h

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] AGENDA Castelo de São Jorge | Palestra - O Castelo de São Jorge na génese da Calçada Portuguesa | 15 abril, às 17h
From :   Castelo de São Jorge <comunicacao@castelodesaojorge.pt>
Date :   Tue, 4 Apr 2023 17:05:51 +0000

Title: AGENDA Castelo de São Jorge | Palestra - O Castelo de São Jorge na génese da Calçada Portuguesa | 15 abril, às 17h
PALESTRA
Descrição da imagem: logótipo do Castelo de São Jorge.
Descrição da imagem: fotografia a preto e branco, numa perspectiva de baixo para cima,   de vários militares a andar sobre calçada portuguesa com um motivo em ziguezague, uma representação clássica do ondular do mar, a preto e branco, calcetada na parada militar do quartel que então existia no castelo.
O Castelo de São Jorge na génese da Calçada Portuguesa
Descrição da imagem: fotografia a preto e branco de três senhoras a descer a Rua de Santa Cruz do Castelo, em primeiro plano, numa calçada portuguesa com formato de ondas e, em segundo plano, a Casa do Governador, onde hoje funciona a bilheteira do castelo.
No dia 15 de abril, às 17h, a Sala Ogival do Castelo de São Jorge, acolhe a palestra "O Castelo de São Jorge na génese da Calçada Portuguesa".
Foi no Castelo de São Jorge que surgiu a calçada portuguesa tal como hoje a conhecemos aplicada em espaços exteriores e em grande escala.
A paternidade deste tipo de calçada em Portugal está atribuída ao tenente-general Eusébio Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado (1777-1861), então governador de armas do Castelo de São Jorge, que é considerado o seu “inventor”. Certamente conhecedor de técnicas de construir pavimentos e do mosaico romano, Pinheiro Furtado, em 1842, concebeu um motivo em ziguezague, uma representação clássica do ondular do mar, a preto e branco, para calcetar a parada militar do quartel que então existia no castelo. Para o executar recorreu à mão-de-obra dos prisioneiros que tinha à sua guarda que, por trabalharem com uma corrente atada ao tornozelo, eram conhecidos por grilhetas. 
Descrição da imagem: fotografia a preto e branco, numa perspetiva de cima para baixo,  de vários militares numa parada sobre calçada portuguesa com um motivo em ziguezague, uma representação clássica do ondular do mar, a preto e branco, calcetada na parada militar do quartel que então existia no castelo.
Foi tal o sucesso que, em 1844, o município providenciou meios para que a calçada se estendesse a outros pontos da cidade, destacando-se, em 1848, o Rossio. Aqui, a representação do mar transmutava-se da rigidez geométrica do ziguezague na ilusão ótica do ondular do motivo Mar largo que até 1919 haveria de definir a paisagem urbana da praça, reposto com menos fulgor na viragem do milénio. Porém, já se havia instalado em outras paragens longínquas, em Manaus e no Rio de Janeiro. Desta última virou símbolo e alagou outras paisagens urbanas do Brasil. Espraiou-se também por paragens africanas e asiáticas e mesmo por Portugal. 
A palestra, evocativa da primeira grande calçada portuguesa cujo impacto na opinião pública contribuiu para alterar drasticamente a paisagem urbana de uma cidade que não primava pela monumentalidade, deambulará também por esses outros territórios, fazendo o percurso dos tapetes de pedra que representam a água, enquanto metáfora do chão que pisamos e do mar que nos une.
Palestra
O Castelo de São Jorge na génese da Calçada Portuguesa

15 de abril - sábado
17h | M/12 
Sala Ogival
Entrada gratuita 
Facebook
Instagram
Website
view this email in your browser
Está a receber a agenda do Castelo de São Jorge porque subscreveu a nossa newsletter. Se não desejar receber mais informações do Castelo de São Jorge, por favor, responda a este e-mail com o assunto REMOVER ou clique em 'unsubscribe from this list' na parte inferior desta mensagem.

Copyright © 2023, EGEAC, Castelo de São Jorge, Todos os direitos reservados.

Morada:
Castelo de São Jorge
Rua de Santa Cruz do Castelo
1100-129 Lisboa

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

 
Descrição da imagem: logótipo do Castelo de São Jorge a branco, com fundo cinzento escuro.
Descrição da imagem: logótipo da EGEAC a branco, com fundo cinzento escuro.






This email was sent to archport@ci.uc.pt
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
EGEAC · Castelo de S. Jorge · Lisboa 1100-129 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp

Mensagem anterior por data: [Archport] Boletim UNIARQ DIGITAL 74: Abril 2023 Próxima mensagem por data: [Archport] Palestra no Museu de Lisboa - Teatro Romano I 12 abril, 18h
Mensagem anterior por assunto: [Archport] AGENDA Castelo de São Jorge | Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus | 18 e 20 de maio Próxima mensagem por assunto: [Archport] AGENDA Castelo de São Jorge | programa de ABRIL