Penalizam-me ambos estes falecimentos, de colegas que conhecia e estimava,
Sem menor atenção ao Huet, permita-se que evoque aqui especial o Mário Jorge Almeida, com que convivi durante décadas no Museu Nacional de Arqueologia.
O Mário era um verdadeiro “homem dos sete instrumentos”, habilidoso e generoso em elevadíssimo grau. Foi ele que muitas e muitas vezes nos “safou” nas mais extraordinárias dificuldades do dia-a-dia e em missões para as quais não tínhamos nem traquejo, nem equipamentos adequados. Recordo, por exemplo, a recolha em campo e transposição para o MNA dos fornos neolíticos do Xerês, no Guadiana (Monsaraz), em sítio escavado por Victor S. Gonçalves: uma verdadeira odisseia coroada de êxito, devido ao seu espírito inventivo e à sua persistência. Ver aqui uma notícia dada pelo António Carlos Silva, com algumas fotos do Mário e outras em que se vê ele em plena actividade:
https://pedrastalhas.blogspot.com/2015/11/os-fornos-do-xerez-e-o-mna-no-ultimo.html
Pessoas destas fazem imensamente falta em todas as organizações. Mas fazem sobretudo falta aos amigos que têm o privilégio de com elas conviver.
O Mário jamais será esquecido por quem o conheceu. E estou certo que jamais será também esquecido pelo Museu a que deu grande parte da sua vida profissional.
Luís Raposo
(em anexo foto do jornal Expresso, em que o Mário surge rodeado de parte da equipa do MNA, aquando da “redescoberta” da coleira de escravo dos Lafetás, no Carvalhal, dada como perdida durante décadas e que ele acabou por relocalizar).
----- Mensagem de José D´Encarnação <
jde@fl.uc.pt> ---------
Data: Wed, 29 Nov 2023 11:20:54 -0000
Assunto: [Archport] Falecimentos
Acabo de receber duas notícias, que enlutam a Arqueologia nacional:
– Faleceu hoje Mário Jorge de Almeida, que foi, também enquanto técnico do Museu Nacional de Arqueologia, um dinamizador das lides da Arqueologia Subaquática;
– Faleceu, há dias, Huet Bacelar.
Sobre o contributo de ambos se espera poder dar notícia em breve.
Desde já, às famílias enlutadas se apresentam mui sentidos pêsames.
José d’Encarnação
----- Fim da mensagem de José D´Encarnação <
jde@fl.uc.pt> -----
_______________________________________________