Lista archport

Mensagem

[Archport] AMANHÃ - A recuperação do património arqueológico egípcio - Filae | 15:00 | Auditório & Zoom | Entrada livre.

Subject :   [Archport] AMANHÃ - A recuperação do património arqueológico egípcio - Filae | 15:00 | Auditório & Zoom | Entrada livre.
From :   Secção de Arqueologia da SGL <sec.arqueologia.sgl@gmail.com>
Date :   Tue, 20 Feb 2024 10:43:19 +0000

Entrar na reunião Zoom:
ID da reunião: 827 1452 7781
Senha: 029873  

Cartaz_SAeSEP_SGL_21fevereiro2024.jpg

Sinopse
«As décadas de 50 a 70 do séc. XX foram marcadas no Egipto por um grande projeto: a construção da Grande Barragem de Assuão, conhecida em árabe como Saad el Aali, Sadd al-'Ali. A grande obra, considerada como indispensável nos planos económico e energético do Egipto dos anos 50 e 60 do século XX, trouxe consigo, nomeadamente, uma série de ameaças ao património construído do antigo Egipto e da antiga Núbia que não fora a intervenção empenhada e especializada da UNESCO teria desaparecido para sempre, submerso pela impiedosa subida das águas do Nilo.Devido à bem-sucedida e sem precedentes campanha de salvaguarda e recuperação do património arquitetónico então realizada, grandiosa epopeia da boa vontade dos homens, no total, foram salvos e recuperados 14 templos e monumentos, desmontados e deslocados para novos locais, acima do nível das águas.
Entre os monumentos recuperados encontram-se os edifícios da antiga ilha de Filae que servirão de base a esta conferência. Com o auxílio de um power point profusamente ilustrado serão passadas em revista imagens alusivas aos trabalhos de recuperação patrimonial para a atual localização (ilha de Aguilkia) e ao estado atual dos vários monumentos.
Evocar hoje, cerca de 50 anos volvidos essa fulgurante da empresa quase desesperada que percorreu o mundo em prol da salvaguarda da herança multimilenar da história da antiga civilização egípcia é um extraordinário exercício de análise e avaliação do impacto e dos problemas inerentes às relações entre desenvolvimento, património e arqueologia, tão em voga nos nossos dias.».

«José das Candeias Sales é Professor Catedrático da Universidade Aberta. Exerce a sua atividade de investigação e docência na área da História Antiga – Egiptologia –, tendo publicado diversos livros e artigos em Portugal e no estrangeiro. Investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde é co-coordenador do Grupo de Investigação “História Global. Temas e Abordagens”.

Atualmente dedica-se aos estudos de recepção do antigo Egipto em Portugal nas suas diversas manifestações. Foi neste âmbito que coordenou com a Doutora Susana Mota o projeto de investigação “Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939)”.

Outros dos seus domínios de interesse em termos de investigação histórica são: Mitologia, religião e religiosidade dos antigos Egípcios; Ideologia, propaganda e legitimação do poder no Egipto faraónico; Urbanismo, arquitetura e recuperação patrimonial no Egipto faraónico; Realiza regularmente cursos livres e cursos de formação sobre temáticas de Egiptologia e orienta cientificamente visitas de estudo ao Egipto.».


--
Presidência da Secção de Arqueologia
da Sociedade de Geografia de Lisboa
 
Rua das Portas de Santo Antão, 100
1150-269 Lisboa - Portugal
213425401 - 213464552

Mensagem anterior por data: [Archport] 1ª Fase de Candidaturas ao Mestrado e Doutoramento Arqueologia na UÉ Próxima mensagem por data: [Archport] N° 18 de O Ideário Patrimonial
Mensagem anterior por assunto: [Archport] AMANHÃ - 'A decifração dos hieróglifos egípcios' | 15:00 | Entrada livre. Próxima mensagem por assunto: [Archport] AAP | Secção de Pré-História | Conferência | 29 de Março de 2023