LABORATÓRIO HERCULES – HERANÇA CULTURAL, ESTUDOS E SALVAGUARDA
BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO – 1 vaga 21 de fevereiro de 2024
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-doutoramento no âmbito do projeto InOsteo - Interdisciplinary Approach to the Osteological Collection from the Military Hospital of St. George’s Castle (17th – 18th centuries), Lisbon, 2022.03576.PTDC, financiado por fundos nacionais através da FCT, nas seguintes condições:
Área Científica: Paleoparasitologia
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ter doutoramento em Biologia, Arqueologia ou equivalente e experiência de investigação (pelo menos durante o doutoramento) em paleoparasitologia, em particular na identificação de parasitas presentes em solo associado a remanescentes humanos.
Relativamente às BIPD (Bolsas de Investigação Pós-doutoral), ao nível dos requisitos a verificar para atribuição das mesmas (artigo 7º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT nº950/2019) destaca-se a necessidade do grau de doutor ter sido obtido nos 3 anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa e, ao nível da sua execução, o facto de apenas poder ser renovada até ao prazo máximo de 2 anos.
Plano de trabalhos:
Os paleoparasitas serão analisados a partir de amostras de solo recolhidas durante a escavação (1 na região abdominal; 1 afastada da região abdominal). Restos de alimentos, fibras, sementes, ossos, pelos de mamíferos e outros itens presentes nos sedimentos serão identificados por meio de microscópio ótico. Microfósseis (amido, fitólitos, algas, etc.) serão identificados durante a análise parasitológica das amostras utilizando luz polarizada. Para os grãos de pólen será aplicado o método padrão de acetólise (ácidos sulfúrico e acético com lavagens sucessivas do material).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Doutora Ana Curto.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em março de 2024. O contrato de bolsa poderá ser renovado até (ex.) ao máximo de 24 meses ou até ao final da dotação orçamental do projeto de financiamento.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: curriculum vitae e entrevista (aos três melhor classificados no CV), com a respetiva valoração de 60% e 40%.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de fevereiro a 8 de março de 2024 e os resultados da seleção serão publicados até 13 de março de 2024.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, duas cartas de recomendação e outros documentos comprovativos considerados relevantes).
Para efeitos de candidatura os comprovativos podem ser substituídos por declaração de honra do candidato, mas a não demonstração, em fase de contratualização, da posse do grau exigido à data limite da candidatura ou a não apresentação dos comprovativos de matrícula ou inscrição em ciclo de estudos ou curso não conferente de grau, para as bolsas com essa componente, implicam a anulação da avaliação do candidato.
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para: