Car@s colegas
Está aberta a chamada para comunicações para o IX Congresso APA 2025, que terá lugar em Viana do Castelo, em julho.
Divulgo o painel P018 - Antropologia Biocultural em Portugal: estratégias inovadoras de capacitação para a disciplina prosperar (In person Panel), coordenado com a Inês Varela da Silva.
Venham e tragam ideias, perspectiva, criatividade e vontade de dialogar. Podem consultar as normas para submissão de propostas aqui.
Um abraço
Francisca e Inês
Alves Cardoso Varela-Silva
P018 - Antropologia Biocultural em Portugal: estratégias inovadoras de capacitação para a disciplina prosperar (In person Panel)
A Antropologia Biocultural, como área interdisciplinar, encontra-se pouco desenvolvida em Portugal. Esta lacuna resulta de uma conjugação de fatores históricos, políticos, institucionais e culturais, incluindo o desenvolvimento tardio da Antropologia no geral, a vinculação da abordagem biocultural a uma tradição académica limitada às ciências biológicas, a escassez de financiamento, bem como questões éticas associadas ao recente passado colonial, que ainda carece de um processo de desconstrução. Acresce que a investigação biocultural em Portugal está dispersa por várias instituições e diluída em programas com focos e objetivos distintos o que marginaliza ainda mais esta área interdisciplinar. A escassez de centros de investigação integrados e coesos limita o impacto deste campo. A investigação biocultural exige uma abordagem interdisciplinar robusta, que combina conhecimentos de biologia, antropologia, arqueologia, medicina, economia, demografia, ciências da saúde e ciências ambientais, entre outras áreas. Apesar das limitações, o trabalho desenvolvido em Portugal é notável. Para preparar este painel, as coordenadoras realizaram uma revisão bibliográfica sistemática rápida de trabalhos com foco biocultural, por autores portugueses, ou afetos a instituições portuguesas, num número seleto de revistas indexadas onde a investigação biocultural é publicada. Foram identificados 106 artigos nas revistas American Journal of Human Biology, Annals of Human Biology e American Association of Biological Anthropology. Contudo, estamos cientes de que outras publicações relevantes estão dispersas por revistas publicadas em português, o que as exclui frequentemente de buscas bibliográficas que priorizam publicações em inglês, devido ao enviesamento científico de privilégio da investigação em língua inglesa.
Neste sentido, com este painel, queremos reunir contribuições focadas na abordagem biocultural e desenvolvidas por investigadores portugueses com o objetivo de, em conjunto, definir estratégias inovadoras que promovam o desenvolvimento eficaz da antropologia biocultural no país. Este painel não se limita à divulgação de investigações individuais; vai mais além, criando um quadro para uma investigação mais inclusiva e interdisciplinar, capaz de ultrapassar os limites institucionais verticais. Recorrendo a elementos da Teoria da Mudança (Theory of Change), investigação-ação participativa (Participatory-Action Research) e análise de lacunas (Gap Analysis), pretendemos concluir este painel com uma estratégia tangível que enriqueça e fortaleça a comunidade de investigadores bioculturais em Portugal.
Francisca Alves Cardoso (she/her/hers)
Coordenadora do LABOH / Coordinator of LABOH
Laboratório de Antropologia Biológica e Osteologia Humana (CRIA)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)
Investigador Auxiliar / Research Fellow
CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Professora Auxiliar Convidada / Invited Lecturer
Departamento de Antropologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
Investigador Visitante / Visiting Fellow
Cranfield Defense & Security
Cranfield University
Mensagem anterior por data: [Archport] Arade. Revista do Arquivo Municipal de Lagoa - N.º 3 (2024) | Próxima mensagem por data: [Archport] Conferência 16 de Dezembro | Secção de Pré-História | AAP |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Comunicação "O Estudo dos Cachimbos como Artefacto Arqueológicodo" pelo Dr.João Pimenta, em Sesimbra | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Comunicações para o IX Congresso APA 2025 - P018 - Antropologia Biocultural em Portugal |