As propostas de comunicação deverão ser enviadas até 28 de Fevereiro para centro.arqueologia@cm-lisboa.pt
Por ocasião da realização do evento, serão lançadas as actas da 4.ª edição.

Apresentação
«Elemento natural controverso e poderoso, o fogo teve desde sempre um papel decisivo no rumo da Humanidade e do seu Meio. Agente de destruição e renovação, o fogo é também um instrumento fundamental para o engenho humano que o utiliza para as funções mais básicas, como a alimentação ou mesmo a defesa, mas também para a construção de uma realidade artificial e tecnológica que tem incrementado o processo evolutivo humano.
No registo arqueológico, o fogo, ou antes um incêndio, constitui um marcador incontornável para a compreensão das dinâmicas ocupacionais de um determinado espaço, ou mesmo de toda uma sociedade.
Muitos e diversificados são os vestígios e episódios que no âmbito de trabalhos arqueológicos na região de Lisboa, têm vindo a ser registados e redescobertos.
Com uma inquestionável dimensão prática, o fogo, dada a sua relevância, alcança igualmente uma dimensão metafísica e sagrada que igualmente se consubstancia nas mais diferentes expressões do Homem, tais como a Arte e a Religião.».
(A Comissão Organizadora)
| Mensagem anterior por data: [Archport] Call for Papers - Coleção Suportes do Património Vol. 3 (Argila) DCTP-FLUP | Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Convocatória Assembleia Geral, 29 Março 2025, 14h30 |
| Mensagem anterior por assunto: [Archport] CALL FOR PAPERS - VI Fragmentos «FOGO DOS HOMENS E DOS DEUSES: criar, purificar, destruir». | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Campanha de Escavações Arqueológicas na Encosta do Castelo de Mértola |