Lista archport

Mensagem

[Archport] Sessão de lançamento do livro DE MACAU A LISBOA: NA ROTA DAS PORCELANAS MING de Armando J. G. Sabrosa, dia 13 de Maio, às 18h00 na Sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda – Organização do beberete – aquisição de bens.

Subject :   [Archport] Sessão de lançamento do livro DE MACAU A LISBOA: NA ROTA DAS PORCELANAS MING de Armando J. G. Sabrosa, dia 13 de Maio, às 18h00 na Sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda – Organização do beberete – aquisição de bens.
From :   Jacinta Bugalhão <jacintabugalhao@gmail.com>
Date :   Tue, 7 May 2019 17:49:49 +0100

Colegas

O arqueólogo Armando Sabrosa foi funcionário do IPPC e IPPAR) entre 1989 e 2006. Nessa condição participou nos trabalhos arqueológicos promovidos pelo IPPAR em Macau, em 1995-96, no Colégio de São Paulo e na Fortaleza do Monte, bem como ao estudo que efectuou sobre o espólio recolhido em obras nos jardins da Igreja de Santo Agostinho, no mesmo ano. O autor manifestou interesse consistente no estudo de cerâmicas medievais e modernas, demonstrado na sua colaboração no projecto de investigação “Almada Medieval-Moderna” (1988-97) e intensificado na participação em intervenções em Lisboa com contextos relevantes dos mesmos períodos, nomeadamente a escavação no Largo do Corpo Santo (Palácio dos Corte-Reais), em 1996. O acumular das experiências profissionais referidas contribuiu certamente para consolidar o seu interesse científico pelas porcelanas quinhentistas, elemento da cultura material fundamental para o estudo dos contactos entre a Europa e o extremo oriente asiático no século XVI.
E assim concorreu e obteve uma bolsa de investigação do Instituto Cultural do Governo da Região Autónoma Especial de Macau (IC) entre 2001 e 2003, na qual desenvolveu o projecto científico “De Macau a Lisboa: na rota das porcelanas Ming”, na sequência da aprovação de candidatura, formalizada em 2001, ao Concurso de Bolsas de Investigação anualmente atribuídas por esse Instituto.
Desafortunadamente, Armando Sabrosa faleceu num trágico acidente de trabalho, no dia 27 de Maio de 2006, deixando um número considerável de manuscritos científicos inéditos ou inacabados. Um desses casos é a obra que agora se publica.
Desde a sua morte que um conjunto de amigos e colegas desenvolveu todos os esforços com vista à publicação da obra. E finalmente tal foi possível devido à colaboração entre CHAM – Centro de Humanidades e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, editoras que uniram esforços neste sentido.
Assim no próximo dia 13, o livro terá o seu lançamento em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda.

Contamos com a presença de todos!

image.png

Attachment: Convite_De Macau a Lisboa.pdf
Description: Adobe PDF document


Mensagem anterior por data: [Archport] 9 e 10 de Maio - colóquio "IRISALVA MOITA: VIDA E OBRA" | Paços do Concelho e Sociedade de Geografia de Lisboa | Entrada livre Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Programa_Encontro Internacional “O Território e a Gestão dos Recursos entre a Antiguidade Tardia e o Período Islâmico”- Mértola, 10 e 11 de Maio
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Sessão de esclarecimento sobre falsos recibos verdes - Quinta-Feira, 18:30h (online) Próxima mensagem por assunto: [Archport] Sessão de lançamento do livro DE MACAU A LISBOA: NA ROTA DAS PORCELANAS MING de Armando J. G. Sabrosa, dia 13 de Maio, às 18h00 na Sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda