MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS
17.ª Edição do Festival de Teatro de Tema Clássico
17 de Maio (sexta-feira) – 21h30
“Em Tempos de Zeus”
Dança grega antiga, canto e música ao vivo
Grupo Terpsichore Dance
«Em Tempos de Zeus» é um espectáculo de Dança Grega Antiga com canto e música ao vivo que relata o mito do nascimento de Zeus, um magnífico episódio da mitologia helénica sobre a concepção do tempo, a ordem cósmica e a origem divina da dança.
Cronos é o deus supremo do tempo que engole os seus filhos para que nenhum deles ouse destroná-lo. Quando Zeus nasce, a sua mãe Rea esconde-o em Creta, sob a protecção dos Curetes, um povo bélico que dança com as armas na mão em redor do bebé Zeus impedindo que Cronos oiça o choro do filho, ocultando assim a sua existência. Desta forma, Zeus cresce em segurança e, em adulto, destrona o pai Cronos - símbolo do tempo que tudo devora - tornando-se o deus soberano do panteão grego.
Baseando-se nas danças da antiguidade helénica, «Em Tempos de Zeus» faz uso de elementos de dança grega antiga tais como as schemata (padrões de movimento), a deixis (representação) ou o pirro (dança de luta) e aborda duas concepções distintas de tempo: o tempo natural e eterno, e o tempo humano e finito.
O espectáculo é da autoria do grupo Terpsichore, sob a direcção de Sara Toscano, bailarina e investigadora de dança grega antiga no teatro grego de danças tradicionais Dora Stratou, em Atenas.
Duração: 50 minutos, sem intervalo.
Público-alvo: Jovens (a partir dos 12 anos) e adultos.
Acesso: 7,50€; mediante marcação; Gratuito para grupos em visita de estudo.
Informações e reservas:
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Av. Prof. Dr. D. Fernando de Almeida. São Miguel de Odrinhas. 2705-739 Sintra
Tel.: +351 21 960 95 20
E-mail: dbmu.masmo.divulgacao@cm-sintra.pt
Mensagem anterior por data: [Archport] [Museu Municipal de Penafiel] Dia Internacional dos Museus / Noite Europeia dos Museus | Próxima mensagem por data: [Archport] Abertura Concurso Arqueologia na Universidade de Évora |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Da minha janela, por Andreia Dias | Opinião patrimonio.pt | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Dólmen de Cunha Baixa...sabe nadar |