Lista archport

Mensagem

[Archport] LARC ConVida - Divulgação

Subject :   [Archport] LARC ConVida - Divulgação
From :   Ana Maria Costa <acosta@dgpc.pt>
Date :   Fri, 17 Jan 2020 10:29:34 +0000

De: Ana Cristina Araújo
Enviada: quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 10:26
Assunto: RE: LARC ConVida

 

Colegas, amigos

 

Entrámos há pouco numa nova década e estes momentos favorecem a reflexão e a introspeção. O mundo que temos pela frente exige muito de cada um de nós, cada vez mais, e a memória revela-se como a ferramenta mais preciosa para chamar a História ao Presente. Margarida Ramalho, historiadora, faz das memórias e das histórias matéria para reflectirmos, não repetirmos a barbárie por respeito aos que já ficaram para trás.

O LARC ConVida começa 2020 com Vilar Formoso, Fronteira da Paz.

Prestemos mais uma homenagem aos homens que lutaram por um mundo melhor. Esperamos por todos aqui, no LARC, dia 24, sexta-feira! Até lá …

 

 

 

OLarcConVida_10.gif

 

Margarida de Magalhães Ramalho nasceu em Lisboa em 1954. É licenciada em História da Arte e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Entre 1993 e 1998 pertenceu aos quadros da Exposição Mundial de Lisboa (EXPO'98) onde comissariou várias exposições.

A parir de 1999, é free lancer tendo comissariado inúmeras exposições tanto em Portugal como no estrangeiro. Tem  mais de duas dezenas de livros publicados, o último dos quais, publicado em 2018 pela Imprensa nacional-Casa da MoedaThomaz de Mello Breyner, relatos de uma época, (da monarquia ao Estado Novo)  ganhou o Prémio do Grémio Literário. Ganhou ainda nesse ano o Premio da Fundação António Quadros pelos trabalhos realizados relacionados com o turismo.

Desde 2000 que se dedica ao estudo das questões relacionadas com a chegada de refugiados durante a II Guerra Mundial. Nesse âmbito é a responsável científica do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e do Museu Vilar Formoso, Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes inaugurado, em Vilar Formoso em 2017. A investigação feita no âmbito deste último mereceu-lhe, em 2018, o Prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia) na categoria de Investigação.

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


_______________

 

Ana Cristina Araújo

DGPC - Laboratório de Arqueociências (LARC)

CIBIO/InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos

UNIARQ, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa  

(LARC), Calçada do Mirante à Ajuda, 10A, 1300-418, Lisboa, Portugal

Phone: (+351) 213617127

LARCcores

 





Mensagem anterior por data: [Archport] MAC - Visitas Temáticas Inverno/Primavera 2020 Próxima mensagem por data: [Archport] Curso de Arqueologia da Arquitetura janeiro / fevereiro no Museu de Lisboa - Teatro Romano
Mensagem anterior por assunto: [Archport] LARC ConVida - divulgação Próxima mensagem por assunto: [Archport] LARC ConVida - divulgação