_______________________________________________Enviou-me o nosso caríssimo Jorge Oliveira, agora professor catedrático da Universidade de Évora (venha daí um abraço, Amigo!), o «calhau» que a imagem mostra, «um aparente nódulo de xisto com uma gravação que nunca consegui ler», escreveu-me, que lhe foi oferecido, quando, «em 1974 montei o Museu de Santo António das Areias», acrescentou.
Não se ficou a saber da exacta proveniência do nódulo, certamente das proximidades.
Tenho remirado o letreiro.
Aqueles enlaces todos levam-me a pensar em distintivo de casa senhorial. A minha interrogação é a do arqueólogo antes da do epigrafista: qual o contexto inicial da epígrafe? Para onde é que o objecto foi pensado?
E só de seguida vem o historiador: que famílias poderão ter existido próximo do local de achamento cuja identificação pode aproximar-se dos ‘enleios’ que ali se vêem?
Estas, as minhas questões que ora se me afigurou de interesse apresentar à comunidade dos membros da archport e da histport, com a pergunta: que enigma poderá esconder-se sob (aparentemente) tão estranhos ‘arabescos’?
As linhas estão abertas!
E desde já se agradece toda a colaboração!
José d’Encarnação
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
Mensagem anterior por data: [Archport] Calhau com epígrafe em Santo António das Areias | Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Calhau com epígrafe em Santo António das Areias |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Calhau com epígrafe em Santo António das Areias | Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Calhau com epígrafe em Santo António das Areias |