Lista archport

Mensagem

[Archport] Regresso ao passado?, por Luiz Oosterbeek | Opinião patrimonio.pt

Subject :   [Archport] Regresso ao passado?, por Luiz Oosterbeek | Opinião patrimonio.pt
From :   Patrimonio.pt <patrimonio.pt@spira.pt>
Date :   Tue, 28 Jul 2020 14:39:01 +0100

 

A última Opinião antes da nossa pausa de Agosto pertence a Luiz Oosterbeek, que nos mostra a encruzilhada em que o património cultural se encontra:

 

«Estes são os dias em que se anunciam milhões, sem dizer que eles são acompanhados de cortes na ciência, nas humanidades e nas artes (exceto nas vertentes de entretenimento). Estes são os dias em que a grande maioria “deita contas à vida”, já percebeu que o mundo não voltará a ser como era, e procura, atentamente, caminhos alternativos não apenas de sobrevivência, mas de vida e felicidade. (...)


Os debates que marcam a agenda mediática do património, cuja relevância é indiscutível, são relevantes para as preocupações da maioria da sociedade? Se são, ótimo. Mas não me parece, e por isso me interrogo sobre se neste campo, tão importante, estamos a corresponder ao que a sociedade pode esperar de nós e, mais importante, ao dever que temos para com os nossos concidadãos. Temo que a gestão patrimonial, a despeito de uma vontade de compromisso social que sei ser maioritária, se esteja mais uma vez a estruturar entre uma atenção às elites financeiras (aquelas que, olhando o mundo que muda com um programa de recuperação do passado, se interessam pelo património mas não o imaginam diferente de “como estava”) e uma angústia pela “perda de públicos” (os mesmos que, muitas vezes, sabemos não serem a força que pode alimentar e renovar o património), caminhando para a desistência de abraçar em pleno a sociedade (retomando a relação com a educação, em primeiro lugar).
(...)


Já se viram coisas destas na história e o património será ou um campo de debate reflexivo que ajude a derrubar entendimentos monolíticos e ingénuos sobre a realidade (passada, presente e futura), construir futuros mais inclusivos, solidários e humanísticos, ou um campo de disputas sobre falsas aparências.»

 

Não deixe de ler o artigo na íntegra, em www.patrimonio.pt

 

Leia aqui todos os artigos de Opinião patrimonio.pt.

 

 

Raquel Viúla
Gestora
patrimonio.pt

Siga-nos: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube

 

 





Mensagem anterior por data: [Archport] ENC: Comércio e falsificação... Próxima mensagem por data: [Archport] anthraco 2021 – 8th International Anthracology Meeting – 1ª circular
Mensagem anterior por assunto: [Archport] RECRUTAMENTO DE ARQUEÓLOGO - URGENTE Próxima mensagem por assunto: [Archport] Reis e espadas... de vários gumes