Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] All roads lead to removal: replacing two statues and redefining campus space at Brown - The Blognonian

To :   Rui Gomes Coelho <ruigomescoelho@gmail.com>
Subject :   Re: [Archport] All roads lead to removal: replacing two statues and redefining campus space at Brown - The Blognonian
From :   Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>
Date :   Sun, 18 Oct 2020 17:12:43 +0100

Dizer que os imperadores romanos são símbolos de branquitude (é assim que se traduz este chavão do nóvel activismo de sofá?) é esquecer o quão difícil foi para os emigrantes italianos integrar-se nos EUA (foram precisas 4 gerações), é esquecer que os italianos eram tratados pelo apodo racista de Guinea, exactamente porque os americanos que já lá estavam achavam que os italianos eram tão negros quanto os guineenses.

Ou talvez não seja esquecimento, quiçá seja mais ignorância... 



Em domingo, 18 de outubro de 2020, Rui Gomes Coelho <ruigomescoelho@gmail.com> escreveu:
Caro Vasco Mantas,

O que me parece grave é que comente textos sem os ler. Quem ler o artigo que enviei poderá verificar que ninguém quer “condenar” a história. 

O que os alunos fizeram, e estão a fazer, é questionar a presença de determinadas estátuas num campus universitário e a propor a sua remoção. 

Espero que sirva de estímulo aos estudantes que, em Portugal, ainda têm de lidar todos os dias com a cenografia estadonovista nos espaços universitários.

Votos de boas leituras e bom resto de domingo.

Cumprimentos,
Rui Gomes Coelho 

Sent from my iPhone

On 18 Oct 2020, at 15:17, vasco gil mantas <vsmantas@gmail.com> wrote:


Caras e Caros  Colegas e amantes da História e da Cultura do Mundo Clássico, no qual temos as nossas raízes essenciais (certamente outros poderão procurar o que lhes convém)

 O que se passa nestes últimos tempos mostra que a crise é bem mais grave do que se pressentia e a Covid apenas marginalmente o reflecte. O que se passou em Brown é de tal forma grave que merece uma resposta mais extensa, que não cabe aqui. Pensem bem no que esta condenação da História, desde logo absurda, pode significar. Agora só há uma versão correcta?  Quem a sustenta? Continuaremos a assistir à vergonhosa destruição de estátuas com o respectivo aviltamento daqueles nelas representados ou do que na altura foi considerado correcto?
 Na verdade, como ex-combatente em África também me senti insultado recentemente, voltando a coisas que se consideravam superadas depois do PREC. Embora as borradelas que algum ou alguns energúmenos inscreveram na base da estátua em Coimbra não deixem dúvidas sobre a classificação, o que eu lá vi sempre foram soldados portugueses, não assassinos fascistas. Um pouco de bom senso faria bem a este mundo, antes que as realidades nos tragam surpresas desagradáveis.

 Cordialmente desiludido
                                                                                           Vasco Gil Mantas
  

Rui Gomes Coelho <ruigomescoelho@gmail.com> escreveu no dia domingo, 18/10/2020 à(s) 09:35:
Caros colegas,

Vivemos tempos de crise, e por isso mesmo há quem se dedique a imaginar o futuro das instituições. Partilho convosco uma iniciativa de alunos de Brown, entre eles vários estudantes de arqueologia:

http://blognonian.com/2020/10/17/all-roads-lead-to-removal-replacing-two-statues-and-redefining-campus-space-at-brown/

Saúde,
Rui Gomes Coelho

Sent from my iPhone




_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
<SDC14592.JPG>




Mensagem anterior por data: Re: [Archport] All roads lead to removal: replacing two statues and redefining campus space at Brown - The Blognonian Próxima mensagem por data: Re: [Archport] All roads lead to removal: replacing two statues and redefining campus space at Brown - The Blognonian
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] All roads lead to removal: replacing two statues and redefining campus space at Brown - The Blognonian Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] All roads lead to removal: replacing two statues and redefining campus space at Brown - The Blognonian