Lista archport

Mensagem

[Archport] Uma mesa posta para a eternidade || Opinião de André de Soure Dores

Subject :   [Archport] Uma mesa posta para a eternidade || Opinião de André de Soure Dores
From :   "patrimonio.pt" <patrimonio.pt@spira.pt>
Date :   Mon, 20 Dec 2021 15:12:27 +0000


Hoje, é dia de Opinião patrimonio.pt. E é André de Soure Dores quem nos traz uma crónica de património com aroma a Natal e inspirada pelos luminosos ambientes do Palácio Nacional da Ajuda:
«(...) As sedas das paredes, as pinturas murais, os dourados, as madeiras, os objectos de arte que só não estão mais próximos uns dos outros porque não podem, em harmonia e diálogo. Quando as luzes se apagam, estou quase certo que se juntam ainda mais, convivem, conversam, bailam! Como os actores após um espectáculo. Desce o pano, apagam-se os focos, e a vida, que também é arte e espectáculo, prossegue, ainda mais animada pela dita arte. Ou não, talvez não. Não em todos os casos. De qualquer forma, a diversidade que dá unidade ao conjunto. Não deveria ser sempre assim? Por vezes um caos organizado, que de caótico terá só a parte poética. (...)
A mesa está posta, com elegância e sobriedade quanto baste. Doze lugares sentados, cinco copos de pé alto em cada lugar, um guardanapo de linho denso magnificamente dobrado sobre cada prato de porcelana branca, com fio de ouro, talheres de prata ladeiam-nos. Os espelhos grandes distribuem aos nossos olhares várias perspectivas daquele espaço. Daqui a pouco dos vários momentos vividos e a viver ali. Uma mesa posta para a eternidade. Ou lá perto. A eternidade é muito tempo. (...)»
Não deixe de ler o artigo na íntegra em www.patrimonio.pt
Todos os textos de Opinião patrimonio.pt aqui.
--

Facebook

YouTube

Twitter

Instagram

AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem e a informação nela contida ou anexada são privadas e confidenciais, encontram-se protegidas por segredo profissional e dirigem-se exclusivamente ao seu destinatário. A Spira informa que, no caso de ter recebido esta mensagem por engano, a sua utilização, cópia, reprodução ou distribuição é expressamente proibida. Caso não seja o destinatário desta mensagem, agradecemos que informe o remetente com a maior brevidade possível e elimine a mensagem sem ler, copiar, duplicar, imprimir ou fazer qualquer outro uso do seu conteúdo.





Mensagem anterior por data: [Archport] A UNIARQ deseja a todos um Feliz Natal e um Bom Ano de 2021 Próxima mensagem por data: [Archport] Epidemia na literatura e no cinema
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Uma ilha-farol chamada Democracia Cultural | Opinião de André de Soure Dores Próxima mensagem por assunto: [Archport] Uma necróple romana às portas de Olisipo - 13 de Fevereiro, às 17h00, com entrada livre.