É com muito pesar que venho comunicar-vos que faleceu hoje o Prof. João Carlos de Senna-Martinez, de doença prolongada.
Os meus pêsames à família.
Conheci o João, em 1981, como discente da FLUL e desde a primeira aula a sua abordagem direta aos temas cativaram-me.
Logo nessa primeira aula, quando informou que «orientava um curso livre de arqueologia» eu, em conjunto com o António Carlos Valera e outros, fomos logo participar nesse curso, onde aprendemos o processo arqueológico e discutimos ideias.
Posteriormente participei em várias intervenções arqueológicas, como aluno, dirigidas pelo João Senna-Martinez. Nem sempre concordei com algumas abordagens, mas aprendi.
Já em 1985, fui convidado entre outros a integrar a equipa, num projeto que ainda atualmente desenvolvo - Megalitismo na Beira Alta, em especial na Plataforma do Médio e Alto Mondego.
O João, cuja personalidade não agradava a todos, foi um pioneiro num espaço, que desde Leite Vasconcelos e Irisalva Moita, não era percorrido, tendo trazido à luz uma realidade que poucos pensavam existir com tanta pujança. Outros seguiram-lhe o caminho explorando outras áreas e períodos, permitindo o desenvolvimento de estudo atualizados sobre esse espaço.
Sempre teve uma palavra de apreço para os seus alunos e amigos, tentando auxiliar quem lhe pedia ajuda e a Beira sempre lhe agradecerá o trabalho que desenvolveu.
O meu bem haja
José Manuel Quintã Ventura