Lista archport

Mensagem

[Archport] Balanço das atividades do Movimento @ApoiarSedeLisboa2022

Subject :   [Archport] Balanço das atividades do Movimento @ApoiarSedeLisboa2022
From :   ApoiarSedeLisboa 2022 <apoiarsedelisboa2022@gmail.com>
Date :   Mon, 18 Jul 2022 10:16:31 +0100

Na sequência dos requerimentos enviados pelo Movimento @ApoiarSedeLisboa2022, em 5 de julho passado para órgãos de soberania e outras entidades interessadas no projeto de valorização e musealização das ruínas arqueológicas conservadas no Claustro da Sé de Lisboa, na semana passada, o Movimento foi recebido:
• 14 de julho – Audiência com a Presidência da Assembleia da República, na pessoa da Vice-Presidente da Assembleia da República, a Deputada Edite Estrela.
• 15 de julho – Audiência com o Grupo Parlamentar do PCP, com a Deputada Alma Rivera. Participou também na audiência, a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Ana Jara (do PCP).
Nestas audiências foram explicitados todos os graves problemas patrimoniais do projeto em curso no Claustro da Sé, apresentadas as reivindicações do Movimento e solicitadas as devidas tomadas de posição institucionais, no âmbito das competências da Assembleia da República (de fiscalização e acompanhamento da ação do Governo) e da Câmara Municipal de Lisboa, na defesa do Património Cultural de Lisboa.
Na próxima semana, o Movimento tem já agendadas:
• 18 de julho – Audiência com os deputados do PAN na Assembleia Municipal de Lisboa.
• 19 de junho – Audição na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República.
• 21 de julho – Audiência com Grupo Parlamentar do PS.
Está em curso o processo de agendamento de audiências com o Senhor Presidente da República, o Senhor Primeiro-Ministro e a Senhora Secretária de Estado da Cultura. Aguardam-se ainda novos agendamentos nos próximos dias.

Se a DGPC e o Ministério da Cultura não se revelam capazes de resolver de forma adequada e aceitável os graves problemas que subsistem, o Movimento @ApoiarSedeLisboa2022 não desiste de alcançar estas soluções e de, nesse sentido, apelar para instâncias superiores competentes.
Porque o que está em causa é o interesse público, conforme está definido na Constituição da República Portuguesa, o nosso Património Cultural comum e o direito à sua fruição que é de TODOS!

Mensagem anterior por data: [Archport] Moção aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa sobre a arqueologia da Sé de Lisboa Próxima mensagem por data: [Archport] Recriação Pré História no Rio Seco_ADIAMENTO
Mensagem anterior por assunto: [Archport] AVISO - Mobilidade de trabalhadores com vínculo público. Próxima mensagem por assunto: [Archport] BBD - Boletim Bibliográfico de Destaques da Rede de Bibliotecas da DGPC - 2.º trimestre 2022