Lista archport

Mensagem

[Archport] O Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 foi recebido pela Srª Secretária de Estado da Cultura

Subject :   [Archport] O Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 foi recebido pela Srª Secretária de Estado da Cultura
From :   Apoiar Se de Lisboa 2022 <apoiarsedelisboa2022@gmail.com>
Date :   Thu, 18 Aug 2022 21:47:34 +0100

Ontem, dia 17 de agosto, o Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 foi recebido pela Senhora Secretária de Estado da Cultura, Dra. Isabel Cordeiro. Apesar do Governo já ter expressado publicamente a sua posição de defesa do projeto em curso no Claustro da Sé, reapresentámos, pessoalmente, as nossas reivindicações de defesa do Património Cultural ainda conservado no local.
Foi exigida, mais uma vez, a desistência definitiva do inútil e lesivo piso -1 em betão sob a ala sul do Claustro. A monumental muralha sul do Claustro deve ser recuperada, reabilitada e restaurada, após a violenta agressão que sofreu na obra, de forma a poder ser exposta ao público em toda a sua monumentalidade. O projeto não pode tocar, de forma alguma, na cisterna dionisina, que deverá ficar totalmente liberta de qualquer elemento arquitetónico contemporâneo que a oculte, direta ou indiretamente.
Deixámos bem clara a nossa posição! A cripta arqueológica não deve incluir nenhum corpo construído, mas apenas o circuito de visitação das ruínas, que possibilite o acesso ao Claustro dionisino, sem obstáculos para pessoas com mobilidade reduzida. O seu percurso deve garantir: (i) a VISUALIZAÇÃO DE CONJUNTO dos três fantásticos conjuntos patrimoniais aí conservados, o de época romana, o de época islâmica e o medieval, relativo ao Claustro dionisino; (ii) a VISUALIZAÇÃO DE PORMENOR de todos os elementos patrimoniais que tal o requeiram, como é o caso de lajeados, cloaca, degraus, diversos grafitos, traçaria arquitetónica, portas, rampas, revestimentos pintados e bancos com pequenos arcos, etc.
Solicitámos que estas alterações fossem contempladas, JÁ, na revisão do projeto que se encontra em curso, devido às exigências do LNEC e às cedências do Governo relativas à preservação de importantes parcelas do edifício islâmico.
Falámos ainda com a Senhora Secretária de Estado sobre o indeferimento da DGPC ao requerimento apresentado pelo @ApoiarSedeLisboa2022 para obtenção de cópia do projeto e visita técnica à obra (e assim viabilizar a elaboração do parecer independente adjudicado à empresa A2P). Uma vez que o Movimento apresentou novo requerimento cujo prazo de resposta se esgota no próximo dia 24 de agosto, esperamos que, desta vez, a Lei se cumpra e o requerimento seja deferido.
É que não basta ter uma Constituição Democrática e legislação que garantam direitos aos cidadãos na defesa do Património Cultural e no escrutínio da ação do Estado e do Governo. É preciso também que o Estado e o Governo cumpram a Constituição e as Leis.
Senão, já nos transformámos num país de opereta cómica e ainda não reparámos…

Mensagem anterior por data: [Archport] CLASSICA: Revista Brasileira de Estudos Clássicos Próxima mensagem por data: [Archport] Studia Historica: Historia Antigua
Mensagem anterior por assunto: [Archport] O Monumento Pré-histórico da Praia das Maças: apresentação dos trabalhos arqueológicos realizados entre 2020 e 2022 Próxima mensagem por assunto: [Archport] O Paleolítico e a Arqueologia Preventiva: que relação no século XXI?