No exercício dos seus direitos legais, o Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 requereu à DGPC cópia do projeto das obras em curso no Claustro da Sé de Lisboa.
34 DIAS ÚTEIS DEPOIS, a DGPC entregou a cópia digital do projeto ao Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022;
37 DIAS ÚTEIS DEPOIS, ontem, no dia 15 de setembro, o Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 visitou a obra em curso no Claustro da Sé.
Fomos recebidos pela diretora científica dos trabalhos arqueológicos, a
arqueóloga Ana Gomes, e por três dirigentes da DGPC, o Diretor-Geral, a Subdiretora-Geral e o Diretor do Departamento de Bens Culturais.
O Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 fez-se acompanhar pela equipa da A2P, Eng.ºs João Appleton, Vasco Appleton e Pedro Ribeiro (A2P), no âmbito da elaboração do parecer independente sobre a estabilidade do Claustro em caso de sismo e a alegada função estrutural do piso -1.
Tivemos a honra de contar ainda com a participação de quatro convidados apoiantes do Movimento, Vítor Cóias do Fórum do Património e do ICOMOS Portugal, Francisco Silva do Centro de Arqueologia de Almada, Paulo Dias do podcast “Falando de História” e Pedro Alves da Página de Facebook “Repensando a Idade Média".
Sucintamente, concluiu-se desta visita:
• O Piso -1 é uma opção do projeto de Arquitetura e não tem função estrutural relevante; afirmação corroborada pelo Diretor-Geral.
• Há diversas soluções alternativas estruturais para garantir um nível adequado de segurança estrutural em caso de sismo que não passam pela construção do piso -1; afirmação corroborada pelo Diretor-Geral.
• O Piso -1 é uma solução errada e deve ser excluída. Os projetistas deverão procurar soluções estruturais que garantam um nível adequado de segurança estrutural em caso de sismo e a preservação, valorização e visualização de conjunto do Património Arqueológico em processo de musealização.
Aguardamos o parecer da A2P sobre este tema, garantindo a todos a sua divulgação imediata. Em função do seu teor, serão ponderadas e desenvolvidas novas ações com vista a alcançar os objetivos do Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022:
• Preservação integral de todas as estruturas arqueológicas que ainda se conservam in situ, medievais cristãs, islâmicas e romanas.
• Abandono definitivo da construção do piso -1 sob Claustro dionisino, porque é inútil, destrutivo e oculta o edifício monumental islâmico, impossibilitando drasticamente a sua boa visualização pelo público.
• Implementação de soluções estruturais e de estabilidade compatíveis com o elevadíssimo valor de todo o conjunto patrimonial da Sé e Claustro, que propiciem a sua boa fruição pública, a que todos temos direito de acordo com a Constituição da República Portuguesa.