Lista archport

Mensagem

[Archport] Romanos em Valongo

To :   "histport" <histport@uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Romanos em Valongo
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 11 Jan 2023 16:26:34 -0000

Os Romanos em Valongo

 

Uma equipa, constituída por Lino Tavares Dias, Cristina Madureira, Paula Costa Machado, Pedro Aguiar e Alexandra Lima, dispôs-se a investigar o que do tempo da ocupação romana se poderia encontrar no território do actual concelho de Valongo (distrito do Porto).

Aceitou o Município o desafio – até em jeito de comemoração dos seus 180 anos – e daí nasceu o I volume da obra Os Romanos em Valongo (Valongo, Junho de 2022). Um volume de prestígio, muito bem apresentado, com excelentes fotografias a cores, papel couché, 300 páginas, a que acresce, em desdobrável, circunstanciado mapa do concelho (da autoria de Pedro Aguiar), de 58 x 45 cm, numa escala da ordem de 1/35 300, em que se localiza tudo o que pode interessar ao património cultural.

No prefácio, Lino Tavares Dias explicita, a dado passo, que a estrutura do livro assenta em quatro palavras: «Reconhecer, interpretar, descrever e explicar». Assim, depois de se responder à questão ‘porquê falar de Romanos em Valongo’, descrevem-se as características da região aquando  da chegada dos Romanos: a paisagem cultural, as informações passíveis de se recolher na Geografia de Estrabão, a identidade do território e o que se conhece já do povoamento indígena.

O 3º capítulo tem por titulo «A região ao ritmo do Império» e nele se abordam, após considerações de ordem política («A estratégia da governação para o Noroeste da Hispania») e administrativa («a administração do território e a capitalidade política»), aspectos mais consentâneos com a realidade concreta em estudo: «a população e a esperança de vida, as condições de vida e de trabalho» e, de modo especial, como decorrera a economia, no que concerne à agricultura, à exploração florestal e – aspecto deveras significativo – à exploração aurífera. Um olhar derradeiro será para a circulação de pessoas e de produtos.

Antes da apresentação de uma tábua cronológica e da bibliografia compulsada, dá-se conta, em posfácio, dos nove momentos de transformação por que passou a paisagem natural do concelho, em jeito de aperitivo para o 2º volume, que vai ser o Contributo para reconhecer lugares e topónimos de Valongo.

Congratulamo-nos.

 

                                                           José d’Encarnação

 

Attachment: Romanos em Valongo.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] Museu de Lisboa - Teatro Romano 25 janeiro, 18h I Apresentação volume IV Revista Scaena Próxima mensagem por data: [Archport] Pedido de colaboração - Exposição A medicina portuguesa no mundo
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Ritual Religion and Reason Próxima mensagem por assunto: [Archport] Romanos em Valongo!