Escrito por Ana Margalho
coimbra Telemóvel permite aceder aos horários dos SMTUC Imagine-se num ponto qualquer da cidade, a precisar de apanhar um autocarro mas não sabe quando é que este passará. Pois agora não precisa de se preocupar. Basta ter um telemóvel para, com um simples ?click?, saber todos os horários de todas as carreiras dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), de acordo com cada época do ano, e com horas de partida e de chegada às principais paragens. Os SMTUC colocam hoje à disposição de todos os utentes o SMTUC Mobile, que mais não é do que uma aplicação para telemóvel ? desenvolvida por um estudante do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e oferecida à cidade ? que será uma alternativa mais fácil, mais rápida e até mais ecológica aos famosos horários de papel que estão colocados nas respectivas paragens de autocarros um pouco por toda a cidade. No trabalho, em casa, às compras ou nas aulas. Esteja onde estiver, já ninguém terá dificuldade em saber quando passa ou se está atrasado para o próximo autocarro. «Com este serviço não é preciso estar nas paragens para saber os horários», adiantou ao Diário de Coimbra Regina Ferrão, directora delegada dos SMTUC, confirmando que, embora esta seja uma resposta pensada «especialmente para os mais jovens», que são quem tem mais familiaridade com as novas tecnologias, o SMTUC Mobile «pode ser utilizado por todos quantos queiram ter acesso a ele». Basta que aceda à página dos SMTUC na Internet ? www.smtuc.pt - , que procure o símbolo do SMTUC Mobile e que faça o ?download? do serviço ? também é possível através do Bluetooth - completamente grátis para um telemóvel. A partir daí, os horários de cada uma das carreiras estarão sempre à disposição, assim como informações sobre particularidades de cada uma das carreiras. «Todas as linhas estão disponíveis, basta escolher uma, encontrar a paragem mais próxima e é-lhe dada a última partida do autocarro e o horário da próxima», continuou a responsável. Serviço inovador em Portugal Para já, trata-se de «uma informação estática», ou seja, «exactamente a mesma que é dada num horário de papel», mas é objectivo dos SMTUC desenvolver o serviço para, no futuro, passar a dar informação sobre o tempo que falta para a chegada do próximo autocarro, tal como já acontece nos painéis electrónicos existentes em vários pontos da cidade (ver caixilho). Seja como for, este é já um serviço completamente inovador em Portugal, de tal maneira que é intenção dos SMTUC fazerem o registo da patente da ideia, que, apesar de desenvolvida por um jovem estudante do ISEC, foi «aperfeiçoada pelos técnicos dos SMTUC», como explicou Manuel Oliveira, administrador-delegado da empresa. As novidades não se ficam por aqui. Paralelamente ao lançamento do SMTUC Mobile, é também inaugurado hoje, às 10h30, o Centro de (Info)Mobilidade da empresa ? localizado na Rua Manuel Rodrigues, nas traseiras do Palácio da Justiça ? onde será possível obter informações, adquirir bilhetes, carregar passes, saber horários, entre outras coisas, sobre todos os serviços de transportes ? públicos e privados ? existentes na cidade. «Tudo o que seja necessário para a mobilidade dentro do concelho está concentrado aqui», explicou ao Diário de Coimbra Manuel Oliveira, adiantando que, embora o espaço físico seja dos SMTUC, estão ali disponíveis todas as informações e todos os serviços da Joalto, da Moisés Correia de Oliveira, Transdev ou da CP. O que significa que, por exemplo, quem precisar de um bilhete de comboio Alfa Pendular para Lisboa, já não terá de se deslocar a Coimbra-A ou B para o fazer, podendo adquiri-lo no Centro de (Info)Mobilidade, que está instalado «numa zona muito mais central da cidade». «Queremos facilitar a vida às pessoas», continuou o responsável, adiantando que esta é uma ideia a ser desenvolvida pelos SMTUC há dois anos e que só agora teve condições de arrancar, «quando foi encontrado o local ideal». O Centro, onde estarão permanentemente dois operadores (nos finais do mês estarão três), funcionará todos os dias úteis das 7h30 às 19h30 e aos sábados até às 13h00. Vêm aí painéis para invisuais e novo sistema de bilhética OS SMTUC preparam-se para lançar em breve mais duas novidades para facilitar a vida aos utentes. Depois de ter alargado para outras zonas da cidade ? o mais recente foi instalado junto ao Hospital dos Covões ? a instalação dos painéis com informação sobre o tempo de espera para cada um dos autocarros, os serviços querem agora apresentar painéis sonoros, que permitam dar a mesma informação a pessoas invisuais. Está também nos projectos dos SMTUC fazer uma alteração do sistema de bilhética, introduzindo algumas valências novas, nomeadamente uma que permite ao utente, a qualquer momento, carregar o seu bilhete, ou perceber se ainda tem disponíveis viagens. «Trata-se do nosso futuro sistema de bilhética, que está a ser preparado», adiantou Manuel Oliveira, sem especificar quando é que entrará em funcionamento. Luís Barata
Universidade de Coimbra ? Administração Departamento Académico ? Divisão Técnico-Pedagógica Apoio Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes Palácio dos Grilos ? Rua da Ilha | 3000-214 COIMBRA ? PORTUGAL Tel.: +351 239 857 000 | Fax: +351 239 857 012 E-mail: atped@dtp.uc.pt www.uc.pt/depacad/atped | www.uc.pt/administracao Este e-mail pretende ser amigo do ambiente. Pondere
antes de o imprimir!
A Universidade de Coimbra dá preferência a produtos e serviços com menor impacto ambiental. |
Mensagem anterior por data: [Atped] FW: 42 PERGUNTAS ACERCA DO VÍRUS H1N1 "GRIPE HUMANA A" | Próxima mensagem por data: [Atped] Fw: [Jbuc] Actividades JBotaniCOI - OUTB NOVB 09 |
Mensagem anterior por assunto: [Atped] sugestões de leitura: Mundos Paralelos - Uma Viagem através da Criação, Dimensões Superiores e o Futuro do Cosmos | Próxima mensagem por assunto: [Atped] Tertúlias Dez Paixões em Forma de Romance |