Artigo em destaque: Sono, Memória e Aprendizagem - Como se subdivide o sono humano? O sono se relaciona directamente com o processo de memória.
No entanto descrever como é sua participação é um procedimento complicado, já
que tanto o sono quanto o aprendizado consistem em processos qualitativos de diferentes
estágios, cada um envolvendo processos bioquímicos separados e localizações
neurológicas diferentes. Por exemplo, a memória é dividida em 2 tipos, declarada e não
declarada (esta com inúmeros subtipos), cada uma das quais envolvendo vários
estágios (estabilização, aumento, etc.). Finalmente, determinar em que momento
o aprendizado ocorreu, depende da graduação escolhida. A conclusão dessa
complexidade faz com que os diversos autores tenham opiniões diferentes. Como
se subdivide o sono humano? Através
da análise do eletroencefalograma (EEG), podemos dividir o sono em 2 fases
distintas: a fase de ondas lentas ou slow-wave
sleep (SWS) e a fase rapid-eye--movement
(REM). A fase SWS pode ainda ser subdividida em Fases 1, 2, 3 e 4. É
nesta fase que ocorre a maioria dos sonhos. Em cada noite de sono, há uma alternância (em média) cada 90
minutos entre as fases SWS e REM, mas na segunda parte da noite predomina a
fase REM(9). Como o sono interfere com a memória? Experiências com ratos mostraram que qualquer alteração que
ocorra no tipo de sono pode interferir no processo de memória. Uma hipótese actual
demonstra que a fase de ondas lentas (SWS), está envolvida no processo de
limpeza da memória antiga, que não está em uso, enquanto que o sono REM (fase rapid-eye—movement), se relaciona ao
processo de retenção de novos conhecimentos. Algumas controvérsias existem com relação ao sono e o sistema
de memorização e aprendizado. Os conceitos existentes, relacionados a sono REM
foram especificamente modificados, após o caso de um paciente israelita, que
teve seu sono REM abolido, após uma lesão cerebral. Nos 35 anos seguintes este
homem prosperou surpreendentemente como advogado, pintor e "inventor"
de palavras cruzadas. Amigos o descreviam como uma pessoa completamente normal.
Desafortunadamente outros casos como este não foram descritos ou acompanhados
pela literatura, para uma melhor descrição dos casos de pacientes com alteração
do sono REM. O aprendizado de acções que envolvem técnicas aumenta tanto
em acurácia, quanto em velocidade, após o sono, embora uma
"intensificação" do sono não suprima a necessidade da intensificação
da pratica para o domínio da técnica. Conclusão: Até ao presente, é prudente concluir, que todos os tipos de
sono se relacionam à consolidação da memória e não existe a necessidade
especifica de um tipo de sono para sua consolidação. Para finalizar, descobriu-se também que existem alguns tipos
de memória que não são potencializadas pelo sono. Porém, no entanto, não existe, como foi descrito anteriormente,
uma dissociação entre memória e sono, ambos estão interligados. Isabel Maria Paiva
dos Reis Assistente Técnico Universidade de Coimbra • Administração Departamento Académico • Divisão Técnico-Pedagógica Apoio Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes Palácio
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