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[Atped] Setembro 2010

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] Setembro 2010
From :   "Maria Jose Correia" <mcorreia@ci.uc.pt>
Date :   Mon, 6 Sep 2010 12:28:01 +0100

LUME na Abertura Solene das Aulas da UC

CONCERTO DE ABERTURA SOLENE DAS AULAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

LUME BIG BAND [direcção e composição de Marco Barroso]

TAGV, 15 de Setembro 2010, 21h30
Uma co-produção da Reitoria da UC, TAGV e JACC – Jazz ao Centro Clube

Apresentação oficial de CD pela JACC Records

O Teatro Académico de Gil Vicente acolherá, na próxima Quarta-feira, dia 15 de Setembro, o concerto de abertura solene das aulas da Universidade de Coimbra. Este ano, os protagonistas são o LUME (Lisbon Underground Music Ensemble), uma big band dirigida pelo compositor e pianista Marco Barroso, que apresentará o seu disco de estreia “LUME”, que sairá sob a chancela da editora conimbricense JACC Records.
O concerto inicia-se às 21h30 e os bilhetes podem ser adquiridos por preços entre os 4 euros (estudante) e os 7 euros (público geral).

LUME BIG BAND
Direcção/Composição/Piano MARCO BARROSO
Flauta MANUEL LUÍS COCHOFEL
Clarinete PAULO GASPAR
Saxofone Soprano JORGE REIS
Saxofone Alto JOÃO PEDRO SILVA
Saxofone Tenor JOSÉ MENEZES
Saxofone Barítono ELMANO COELHO
Trompetes JORGE ALMEIDA, JOÃO MOREIRA, PEDRO MONTEIRO
Trombones: LUIS CUNHA, EDUARDO LÁLA, PEDRO CANHOTO
Baixo Eléctrico/Contrabaixo Yuri Daniel
Bateria ANDRÉ SOUSA MACHADO

"Alusões a tudo o que foram as big bands ao longo da evolução estética e técnica do jazz surgem neste tão aguradado disco do LUME, mas ficamos por aí no que respeita a ligações com a tradição. Se a orquestra toca o património estilístico (...) fá-lo por via da dramatização do vocabulários originais.
O jazz pós-pós-moderno de Marco Barroso é uma representação do jazz modernista, e assim como o cachimbo de Magritte não é um cachimbo, mas um desenho representacional do dito objecto (ceci n'est pas une pipe") os jazzes que surgem ao longo do CD (dixieland, swing, be bop, funk-jazz, free, etc.) são "fakes" dos modelos adoptados. O trabalho de electrónica desenvolvido funciona mesmo como um enquadramento, evidenciando o facto de estarmos a ver um "filme" feito de flashbacks - cada invólucro sonoro gerado por computador adicionado ao ensemble significa a filtragem do presente, cada transição entre faixas com o ruído de ua agulha de gira-discos num vinil tem um valor simbólico, situa-nos nas molduras da memória.

A escrita de Barroso para sopros (seis madeiras, seis metais) é frequentemente zappiana (sobretudo o Zappa de "Lumpy Gravy") e o labor electrónico inspira-se nos Residents: estes não são, propriamente, padrões do bigbandismo jazz, mas por eles passam os conceitos aplicados pelo LUME. (...) Ou seja, esta é a música da nossa "pós contemporaneidade", a designação que melhor define este tempo que lida com tudo o ue já foi musicalmente realizado, daí retirando renovadas consequências e comprovando que o futuro se constrói com o passado. Um empreendimento fora-de-série, único no nosso país e dificilmente contornável no mundo.".

Liner notes de “LUME” por Rui Eduardo Paes (crítico de música, ensaísta)

 

 

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Workshop do CENTRO ABA - Comportamento Verbal - Linguagem e Comunicação

Esta acção de formação terá o objectivo de apresentar estratégias comportamentais aplicáveis no ensino da linguagem e da comunicação.

Vão ser discutidos objectivos a serem ensinados, bem como a implementação eficaz do seu ensino.

Programa

9h30 Recepção dos participantes
10h -11h15 Operantes Verbais
11h15h-11h30 Coffee Break
11h30-12h45 Estratégias para a implementação do Ensino
13h Fim da Apresentação

Formadora: Nicole Dias
Psicóloga , Centro ABA

Reut Peleg
Analista Comportamental, Centro ABA

ABA- Centro de Terapias Comportamentais - Av. de Sintra, Lote 2 2750-494 Cascais
Tel. 21 483 93 13
Fax. 21 483 93 15
Tlm. 93 144 01 97
E-mail: geral@centroaba.com
Url. www.centroaba.com

Data: 9 de Outubro
Local: Infantário Óga Mita - rua do Lidador, nº 336
4100-304 Porto

Preço - 20€
(Por Centro ABA)

 

 

 

Mais alunos nos cursos profissionais do ensino público

Estudo da Universidade Portucalense revela que em 2005/2006 havia 40 turmas nos cursos profissionais nas escolas secundárias públicas. Um número que aumentou para 450 em 2009/2010. E 63% dos inquiridos iniciaram uma experiência de trabalho logo após a conclusão da formação.

Os números recolhidos revelam várias realidades: o número de alunos nos cursos profissionais nas escolas secundárias públicas portuguesas não parou de aumentar, desde que o ensino profissional foi implementado na escola pública em 2004. Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense, coordenado pela professora Cláudia Teixeira, dá conta que em 2005/2006 havia 40 turmas de cursos profissionais nas escolas públicas e que no ano seguinte subiu para 100 e não mais parou de aumentar. Em 2007/2008, havia 200 turmas, no ano lectivo seguinte 300 e 450 em 2009/2010.

O número de alunos não parou assim de esticar e, neste momento, há mais estudantes a frequentarem cursos profissionais em escolas secundárias públicas do que nas escolas profissionais. A iniciativa Novas Oportunidades também ajuda a explicar este aumento. Feitas as contas, em 2008/2009, as escolas profissionais tinham 36.089 alunos matriculados e as escolas secundárias 54 899. No ano lectivo anterior, em 2007/2008, havia 31.409 alunos nas secundárias públicas e 31 587 nas profissionais. Antes disso, em 2004/2005, estavam matriculados 3.676 alunos nas secundárias públicas e 33.089 nas escolas profissionais. Em 2005/2006, havia 3990 alunos no público e 32 952 nas escolas profissionais. No ano seguinte, esse número aumentou para 14 981 nas secundárias públicas.

O estudo da Universidade Portucalense pretendeu determinar a atractividade dos cursos profissionais junto dos jovens e, em simultâneo, verificar as saídas profissionais. Nesse sentido, a investigação concentrou-se num estudo de caso junto de um grupo de 24 ex-alunos de cursos profissionais da Escola Secundária de Ermesinde. E foram retiradas várias conclusões: 63% dos inquiridos iniciaram uma experiência de trabalho logo após a conclusão do curso profissional, 25% dos quais na mesma área de estudo. Trinta e sete por cento dos estudantes prosseguiram os seus estudos e ingressaram no Ensino Superior.

Além disso, todos os inquiridos garantiram estar satisfeitos com o currículo dos cursos e salientaram a "versatilidade e cariz teórico-prático" das formações. "A obtenção de uma dupla certificação - académica e profissional - foi por todos enaltecida como uma mais-valia, por lhes permitir, simultaneamente, prosseguir estudos e/ou iniciar a sua vida de trabalho", adianta-se.

A pesquisa demonstra ainda que mais de 40 mil jovens frequentam entre o 9.º e o 12.º anos em cursos profissionais ministrados no Ensino Secundário público e que, dessa forma, não "terão abandonado prematuramente a escola, por opção ou por exclusão, nos últimos dois anos lectivos". "Desta investigação resultou a convicção de que o ensino profissional tem fortes possibilidades de se tornar um veículo promotor do sucesso escolar, pois permite aos alunos desenvolverem os seus talentos individuais e contribuir para a diminuição das taxas de abandono escolar", sustenta, em comunicado, Ana Maria Cortez, investigadora no âmbito do Mestrado em Administração e Planificação da Educação da Universidade Portucalense.

Por outro lado, os responsáveis das entidades formadoras externas dos alunos inquiridos foram contactados e revelaram receptividade quanto à empregabilidade dos estudantes dos cursos profissionais. Um indicador importante para quem centra as suas atenções nesta área. "Esta avaliação feita por responsáveis e potenciais empregadores após terem tido uma experiência de colaboração escola-empresa é muito importante, pois significa a abertura a uma nova visão de escola, passando a encará-la como uma fonte de recursos humanos qualificados", sublinha Ana Maria Cortez.

(In Educare, por Sara Oliveira)

 

 

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