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[Atped] Notícias da Semana: escolha de amizades e a genética; Porque é tão difícil mudar primeiras impressões; Boa educação leva crianças a serem mais saudáveis

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] Notícias da Semana: escolha de amizades e a genética; Porque é tão difícil mudar primeiras impressões; Boa educação leva crianças a serem mais saudáveis
From :   "isabel reis" <isabelre@ci.uc.pt>
Date :   Fri, 21 Jan 2011 08:45:49 -0000

Genética pode influenciar nossas escolhas de amizade

Pesquisadores americanos da University of Califórnia (EUA) estão analisando evidências de que a formação de amizades pode ser influenciada pelos genes carregados pelo indivíduo.

Observando os resultados de dois estudos, os pesquisadores puderam perceber que pessoas que possuem o gene DRD2, associado ao alcoolismo, tendem a participar de grupos onde os outros indivíduos também possuem esse mesmo gene. Outro gene, o CYP2A6, está associado à metabolização de corpos estranhos ao corpo, como a nicotina. Ele poderia levar as pessoas a terem o comportamento contrário, ou seja, se afastarem de indivíduos que carregam esse mesmo gene.

De acordo com os cientistas, esse comportamento pode ser parte de uma estratégia instintiva de defesa do corpo. Esse padrão também pode ser observado em casais, onde o indivíduo parece evitar possíveis parceiros que sejam mais susceptíveis às mesmas doenças que ele.

Existem outras explicações. Pessoas que gostam de beber podem ter conhecido seus amigos em ambientes propícios a essa situação, explicando o porquê de portadores do gene DRD2 ficarem juntos. Apesar disso, este estudo afirma que os genes podem ter uma participação nas escolhas que as pessoas fazem quanto às suas amizades.

O professor James Fowler, responsável pela pesquisa, diz que “aquele sentimento que você tem de que você vai gostar de alguém ou não – muitas vezes nós temos esses instintos e nós não temos certeza de onde eles vêm”. Ele acredita que entender os genótipos que fundamentam a amizade pode ajudar no entendimento do processo.

Porque é tão difícil mudar primeiras impressões?

Um novo estudo publicado no Journal of Experimental Psychology: General pesquisou o porquê de primeiras impressões serem tão persistentes. De acordo com o autor Bertram Gawroski, o cérebro guarda informações que quebram expectativas iniciais como excepções à regra. Então, quando uma pessoa conhece alguém e tem uma má impressão, essa é a imagem que ficará “marcada” no cérebro, mesmo que com o tempo se perceba que a primeira impressão estava equivocada.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa acreditam que para que a primeira impressão seja mudada, é necessário que a pessoa desafie a primeira ao observar a pessoa em diversos contextos e receber novas informações. “Neste caso, as novas experiências ficam descontextualizadas e a primeira impressão perde aos poucos sua força”, diz Gawroski.

Boa educação leva crianças a serem mais saudáveis

Pesquisadores da Columbia University's Mailman School of Public Health, em Nova Iorque, acompanharam 111 crianças nascidas na década de 70 até que elas completassem 21 anos. Os resultados mostraram que os participantes que haviam recebido intervenções educacionais intensas durante a infância se tornaram jovens adultos mais saudáveis.

 "O que nós descobrimos é que essa intervenção educacional também reduziu riscos à saúde, como o hábito de fumar, e melhorou a condição de saúde aos 21 anos", diz o pesquisador responsável pelo estudo, Dr. Peter Muennig.

Os resultados da pesquisa podem oferecer dados à hipótese de que uma boa educação pode melhorar a situação geral de uma população. Factores que podem ser afectados são: a diminuição de crimes, o aumento de salários, etc. O Dr. Muennig afirma que intervenções como essa podem ser mais baratas do que outras políticas utilizadas para melhorar a saúde da população.

Fonte: Boletim informativo de Boa saúde

 

Isabel Maria Paiva dos Reis

Assistente Técnico

Universidade de Coimbra • Administração

Apoio Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes

Palácio dos Grilos - 3000 Coimbra

Tel.: +351 239 857 000 | Ext. 389

 

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