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[Atped] Fw: (VER PARA CRER) Deficiente esteve um mês para conseguir bilhete da TAP

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] Fw: (VER PARA CRER) Deficiente esteve um mês para conseguir bilhete da TAP
From :   luís barata <lbarata@ci.uc.pt>
Date :   Wed, 18 May 2011 09:20:37 +0100

   
Por Andrea Cunha Freitas
 
Jorge Nascimento quis algo aparentemente simples: comprar uma viagem de avião
com partida do Porto e destino a Viena, na Áustria. Ao contrário de qualquer
cidadão comum, que levaria cerca de dez minutos na Internet a concretizar esta
tarefa, Jorge teve de esperar um mês, até que ontem, após sucessivas trocas de
e-mails, decidiu dirigir-se ao balcão de atendimento da TAP no Aeroporto
Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde esteve mais de quatro horas para,
finalmente, conseguir a emissão do ambicionado bilhete. A diferença é que Jorge,
de 40 anos e estudante do ensino superior, tem paralisia cerebral e usa uma
cadeira de rodas.
 
"Não compreendo. Não dá para compreender", repetia Jorge Nascimento junto ao
balcão de atendimento da companhia aérea portuguesa. O estudante da Faculdade de
Letras da Universidade do Porto foi ao aeroporto acompanhado de Luísa Magalhães,
da associação GAIAC (Grupo de Acção Intercâmbio Artístico e Cultural), que o
convidou a participar no projecto europeu Valid Voice, sobre os direitos das
pessoas com mobilidade reduzida, que decorre de 23 a 29 de Maio, em Viena. No
balcão, para ajudar Jorge, esteve também Carlos Afonso, que o acompanha na
viagem a Viena, e José Soeiro, deputado do BE.
 
Jorge Nascimento tentou fazer a reserva para o voo, via agência de viagens, a 21
de Abril. Os obstáculos colocados foram muitos: porque era um avião pequeno sem
possibilidade de levar a cadeira de rodas no porão, porque Jorge teria de pagar
o transporte da cadeira noutro avião como se tratasse de um vulgar envio de
carga, porque era preciso dar pormenores sobre o peso da cadeira e informações
mais detalhadas sobre a mobilidade do passageiro, porque o voo implicava uma
escala e uma mudança para outra companhia aérea...
 
Passou quase um mês e a viagem que inicialmente tentou reservar por cerca de 300
euros já custava praticamente o dobro. Revoltado, Jorge Nascimento foi ontem
para o aeroporto e recusou sair de lá sem a sua situação resolvida. Saiu com os
bilhetes e novo itinerário. Em vez de Porto-Bruxelas-Viena, Jorge e Carlos
Afonso vão fazer o voo Porto-Lisboa-Zurique-Viena. Com a cadeira de rodas a
bordo e com preço reduzido.
 
"Qualquer pessoa compra uma viagem em minutos na Internet e eu fui obrigado a
esperar um mês e a ficar aqui um dia para resolver isto. Não é justo. A minha
vontade é ir para tribunal", dizia o estudante de ensino superior, lembrando que
há dez anos viajou para a Argentina, noutra companhia aérea, sem problemas.
Desta vez, Jorge sente que foi discriminado e, por isso, já com os bilhetes na
mão após mais de quatro horas passadas junto ao balcão de atendimento da TAP,
pediu o livro de reclamações.
 
TAP admite falhas
 
António Monteiro, porta-voz da TAP, admite que houve falhas. E, por isso, Jorge
Nascimento pagou pela viagem o que pagaria há um mês. "Admito que não tenha
havido a eficácia desejada para resolver este problema mais rapidamente", refere
o responsável, sugerindo que, em situações "com este tipo de especificidades, e
que não são padronizadas", os passageiros se dirijam aos balcões, onde há
"formas directas de relacionamento". António Monteiro reafirma que o problema
foi a impossibilidade de transportar a cadeira com o passageiro no avião que
faria o voo entre Porto e Bruxelas. E, rejeitando a acusação de discriminação,
concede que "não houve sensibilidade e capacidade de resolver o problema".

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