Lista atped

Mensagem

[Atped] (VER PARA CRER) IEFP passa a dar mais apoios a entidades que empregam deficientes | Económico

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] (VER PARA CRER) IEFP passa a dar mais apoios a entidades que empregam deficientes | Económico
From :   luís barata <lbarata@ci.uc.pt>
Date :   Thu, 16 Jun 2011 15:22:21 +0100

        O IEFP vai passar a financiar, até 100%, a const                                                                                                        rução, equipamento e instalação de centros de emprego protegidos, que empregam pessoas com deficiência ou incapacidade.

Até agora, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) financiava estes custos até 75% das despesas elegíveis nas modalidades de subsídio reembolsável e empréstimo sem juros. A lei hoje publicada em Diário da República, decretada pelo Parlamento, veio alargar esta possibilidade até 100%. A medida entrará em vigor com a aprovação do Orçamento do Estado para 2012.

Com a nova lei, os apoios do IEFP também podem assumir "a forma de prémio de incentivo à transição para o mercado normal de trabalho, bem como a comparticipação nas despesas do técnico de acompanhamento laboral", nos termos a regulamentar ainda pelo Governo.

Até agora, o IEFP também podia compensar as empresas privadas das despesas com retribuição mas isto só podia acontecer por cinco anos, prorrogáveis até mais cinco anos se o trabalhador não atingisse capacidade produtiva superior a 75% da capacidade normal exigida a outra pessoa nas mesas tarefas. Mas também haverá mudanças aqui. Este apoio será devido até que o trabalhador atinja essa capacidade de 75% ou até que transite para um regime normal de trabalho. E sempre que o trabalhador atinja a capacidade produtiva de 75% mas não seja possível a sua transferência para o regime normal de trabalho, os apoios serão renovados anualmente.

Os centros de emprego protegidos são estruturas produtivas ou pessoas colectivas de direito público ou privado que proporcionam a pessoas com deficiência, incapacidade ou capacidade de trabalho reduzida a possibilidade de estas exercerem uma actividade profissional e desenvolverem competências necessárias à sua integração, sempre que possível, em regime normal de trabalho.

Com a lei hoje publicada, o IEFP também passa a conceder apoio à gestão dos centros de emprego protegidos, se assim for solicitado, além dos apoios à instalação e funcionamento já previstos.

 

 



 
http://economico.sapo.pt/noticias/iefp-passa-a-dar-mais-apoios-a-entidades-que-empregam-deficientes_120735.html

--
Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.

Carlos Drummond.
************ ******************
 
Recebeu esta mensagem porque está inscrito em Grupo "VER PARA CRER " do
Grupos Google.
Para enviar mensagens para este grupo, envie um email para
 
ver_para_crer@googlegroups.com
Para anular a inscrição neste grupo, envie um email para
 
 
ver_para_crer+unsubscribe@googlegroups.com
Para mais opções, visite este grupo em
 
http://groups.google.pt/group/ver_para_crer?hl=pt-PT%3Fhl%3Dpt-PT?hl=pt-PT

Mensagem anterior por data: [Atped] Universidade de Coimbra tem três novos directores Próxima mensagem por data: [Atped] Fw: Jorge Wagensberg | The intellectual joy in a Science Museum (21 deJunho, 17H00)
Mensagem anterior por assunto: [Atped] (sem assunto) Próxima mensagem por assunto: [Atped] 2ªs Olimpíadas do Braille - 19 de Outubro de 2013.