Realiza-se em Lisboa, entre os dias
23 e 26 de setembro de 2020, o
6.º Colóquio Internacional RIGPAC - Rede Internacional de Pensamento Crítico sobre Globalização
e Património Construído, dedicado ao tema “City branding, globalização e património” (informação detalhada em anexo).
O encontro visa responder à questão "De que forma o conceito de “MARCA DE LUGAR” afeta o território que, através da sua herança, é promovido de determinada forma?”
Discutir-se-ão as lógicas e procedimentos que, a partir de decisões públicas, privadas ou comunitárias, definem e implementam consequentes estratégias de marketing de objetos, bens, acontecimentos, locais, cidades ou regiões. Estas estratégias
baseiam-se ou na promoção dos símbolos mais conhecidos de identidade do património, “marcas” de lugar e, portanto, objetos de mercado e de consumidor, ou na circulação de uma imagem com a qual esses lugares são “marcados” ou se pretende que sejam identificados.
Está aberta a convocatória, até ao dia 27 de janeiro, para a apresentação de propostas para Mesas ou Simpósios Temáticos num dos 6 eixos de análise e de acordo com as regras abaixo identificadas.
O Encontro é promovido pela RIGPAC, em associação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Submissão de propostas:
- As propostas submetidas devem ajustar-se aos eixos fundamentais definidos na convocatória.
- As Mesas ou Simpósios Temáticos devem ter dois coordenadores de duas instituições diferentes (de preferência doutorados ou estudantes de doutoramento).
- Dos elementos a submeter devem constar: Título da Mesa ou Simpósio Temático; Questão do Colóquio em que está inserida a proposta; Nome, afiliação institucional e curriculum vitae abreviado (50 palavras) dos coordenadores.
- Resumo (máximo 500 palavras) estabelecendo claramente os cruzamentos entre os objetivos do evento e a discussão proposta pela Mesa ou Simpósio Temático.
- E-mail dos coordenadores para receber as futuras propostas de comunicações.
Envio para:
6.rigpac.lisbon@gmail.com
Eixos de Análise
- Marca-lugar (place branding) e marca de marketing
- Património, marca-lugar (place branding) e consumo de lugar
- Territorializações, desterritorializações e reterritorializações
- Arquitectura emblemática
- Operações urbanas e espaço público
- Outras marcas de lugar