O regresso da exposição temporária sobre o impacto da Grande Guerra nos cuidados de saúde em Portugal, organizada pelo Instituto de História Contemporânea, agora visitável em Sintra.
A participação portuguesa na Grande Guerra teve consequências políticas, económicas e sociais que se sentiram nas décadas seguintes e que tiveram também um impacto na área da saúde. Através da mobilização de mais de 100 000 homens, a jovem República Portuguesa (1910) esperava obter o reconhecimento internacional e proteger as colónias africanas dos interesses britânicos e alemães.
Apesar de parecer contraditório, a Primeira Guerra Mundial despoletou um conjunto de avanços técnicos e científicos na saúde. Mas esta guerra total marcaria para sempre a vida de muitos homens, que regressaram com traumas físicos e psíquicos, e que rapidamente caíram no esquecimento.
Através de um conjunto de objectos, fotografias e vídeos, esta exposição relata este duplo impacto da Grande Guerra na saúde em Portugal.
Comissários: Helena da Silva e José Picas do Vale (IHC — NOVA FCSH)
ENTRADA LIVRE
Inauguração: 20 de Fevereiro às 18h00
Datas: 21 de Fevereiro a 30 de Abril de 2020
Horário: 9h00-17h00 de Segunda a Domingo, mediante marcação prévia para o email museu@isjd.pt
Localização: Museu São João de Deus (Mem Martins, Sintra)
Mensagem anterior por data: [Histport] 1º Curso Intensivo de Olaria Antiga: cerâmica pré-romana | Próxima mensagem por data: [Histport] jde@fl.uc.pt enviou-te ficheiros através do WeTransfer |
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Inauguração da Exposição "Redescobrindo o Castro Sabroso" - 27 julho - 21h30 - SMS | Próxima mensagem por assunto: [Histport] Inauguração de exposição de fotografia |