TURISMO VIRTUAL EM FORTIFICAÇÕES COLONIAIS DO BRASIL
(...) é um projeto educacional que tem por objetivo apresentar, de forma virtual e iconográfica, a Estratégia Dissuasória de defesa do vasto perímetro do Brasil, nos três séculos do período colonial (XVI, XVII e XVIII). Faremos um giro simbólico por todas as regiões geográficas do Brasil, por meio de um passeio virtual sobre dezenove fortificações coloniais indicadas em conjunto para o Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
O projeto está hospedado na plataforma mundial <academia.edu> de compartilhamento de pesquisas educacionais, que agrega mais de 130 milhões de acadêmicos inscritos mundo afora.
As “portas de entrada” foram transferidas para websites pontuais do autor e do coautor, com acesso rápido por meio de um pequeno PRÓLOGO que conduz o visitante ao SUMÁRIO indicativo de onze outros arquivos representativos do lado belo da Arquitetura Militar Colonial. Por eles, o visitante terá acesso a uma coleção de plantas topográficas, breves históricos e muita iconografia em alta resolução, com elementos que caracterizam a função e o momento de cada uma das fortificações, sobreviventes em dez estados da federação brasileira.
O projeto é composto por onze arquivos sequenciais com formatação que se assemelha a uma “polianteia”, tipo arranjo de flores diversas em um único vaso.
Que tal embarcar nessa viagem? Venha connosco!
CLIQUE em qualquer endereço abaixo para alcançar o “tapete mágico” da História:
www.secomandi.combr/turismovirtual
https://independent.academia.edu/ElcioRogerioSecomandi
https://unisantos.academia.edu/CesarBargo
LANÇAMENTO VIRTUAL: Live do dia 20 de julho e 2020 com debates entre representantes das seguintes instituições, na ordem alfabética: Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Fundação Cultural Exército Brasileiro, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, International Scientific Committe on Fortifications and Military Heritage, Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, Instituto Histórico e Geográfico de Santos e Universidade Católica de Santos. https://www.instagram.com/ccbrfort/