Resumo da conferência:
Baseada em iconografia e documentação pouco conhecidas, a conferência aborda a primeira metade da vida da rainha D. Maria II até assumir de fato o trono português: desde sua infância no Brasil, passando pelos anos em Inglaterra e o exílio em França, até os primeiros tempos em Portugal.
Conhecer sua formação e as diversas influências trazidas de outros países onde cresceu, permite que se compreenda melhor a última mulher a chefiar o governo do país que conseguiu consolidar a monarquia constitucional e lançar as bases de um estado moderno.
Cv abreviado da conferencista:
Cláudia Thomé Witte, membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Freundeskreis Leuchtenberg, é pesquisadora independente, residente em Lisboa. Pesquisa há duas décadas o período imperial brasileiro e a primeira metade do século XIX em Portugal. Foi consultora histórica do I Reinado junto à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em São Paulo, assim como durante os trabalhos de exumação dos primeiros imperadores do Brasil, realizados em 2012, na mesma cidade. Tem diversos vídeos a respeito da história dos personagens que estuda no canal do Youtube do pesquisador Paulo Rezzutti. Participou como autora de diversos artigos, co-autora dos livros O Brasil como Império (2009) e Dona Leopoldina, a história não contada (2017) e publicou, em 2019, pela Fundação da Casa de Bragança, Maria da Glória, uma princesa brasileira no trono de Portugal. Atualmente prepara a biografia de D. Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa de D. Pedro IV.
_____________________________________________________________________________________________________
Mensagem anterior por data: [Histport] Curso online Avançado de Fotogrametria Digital e sua Aplicação no Património - Em Português | Próxima mensagem por data: [Histport] Desafiar Caminhos!... | parceria patrimonio.pt/Acesso Cultura |
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Sessão mensal - sábado, 24 de setembro, às 15h00 | Exposição e conferência | Entrada livre. | Próxima mensagem por assunto: [Histport] Sessão on-line sábado 17h30 Debate «Colombo genovês, o tio errado» # 9 |