Lista histport

Mensagem

[Histport] Prémios Literários da Estoril Sol

To :   "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Prémios Literários da Estoril Sol
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 14 Apr 2022 20:31:48 +0100

Prémios Literários da Estoril Sol

continuam em 2022 com os mesmos valores

 

Fiel à sua matriz em promover as Letras portuguesas, a Estoril Sol persiste em renovar este ano a atribuição dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem aos dois grandes escritores.

 

Com o lançamento da 25ª edição do Prémio Literário Fernando Namora e da 15ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, a Estoril Sol consolida, assim, um dever de cidadania, entendido como um contributo para a valorização das Letras e das Artes..

 

Recorde-se que, de acordo com os respectivos regulamentos, expira a 31 de Maio o prazo de recepção das obras originais para ambos os prémios.

 

O Prémio Literário Fernando Namora, de periodicidade anual, é reservado a romances publicados, e tem o valor de 15 mil euros. Foi João Tordo, com o romance “Felicidade”, o vencedor em 2021.

 

Presidido por Guilherme D `Oliveira Martins, o Júri é comum ao Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, que volta a ser instituído, também, pela Estoril Sol, sendo atribuído regularmente desde 2008.

O romance concorrente deve ser inédito e de autor português, sem qualquer obra publicada no género.

 

O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2021, foi “Terrinhas”, de Catarina Gomes. O Prémio tem o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, a obra vencedora será publicada pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente com a Estoril Sol.

 


Mensagem anterior por data: [Histport] A morte de romanos em terras olisiponenses Próxima mensagem por data: [Histport] "O Santíssimo Milagre de Santarém"
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Prémios Ferreira de Castro e Oliva Guerra Próxima mensagem por assunto: [Histport] Prémios literários da Estoril-Sol