Colóquio:
Humanidades Digitais e Estudos Inquisitoriais
Resumo:
Colóquio do projecto de investigação em paleografia digital "Transcrição dos ensaios da Inquisição Portuguesa (1536-1821)" para a criação de um modelo de transcrição automática dos processos da Inquisição Portuguesa.
Este colóquio assinala o fim do projeto de investigação exploratório “A Transcrição dos processos da Inquisição portuguesa (1536-1821)” (TraPrInq <https://traprinq.mozellosite.com>), financiado pela FCT, no qual, durante 18 meses, uma equipa luso-brasileira de paleógrafos criou um modelo de inteligência artificial baseado na aprendizagem automática para a transcrição automática dos processos da Inquisição portuguesa <https://traprinq.hypotheses.org/>. O presente colóquio responde a uma dupla necessidade: fazer uma avaliação metodológica dos resultados do projecto e explorar os horizontes e possibilidades da paleografia digital, que tem tido um desenvolvimento acentuado na última década. Neste sentido, a Organização do colóquio solicita o envio de propostas de comunicações por parte de investigadores interessados nestes temas.
Chamada de propostas:
As propostas, a enviar para traprinq@gmail.com até o dia 19.2.2023, devem contemplar intervenções com a duração máxima de 20 minutos, que abordem os dois campos em questão, tanto (a) as práticas digitais no estudo de fontes primárias como (b) os estudos de campo. É aconselhado informar-se sobre o projecto actual consultando os dois sítios de referência. Será dada especial atenção a propostas suscetíveis de fazer avançar a fase subsequente deste projeto, ou seja, a criação de estruturas ou utilização de plataformas existentes para a transcrição e edição em grande escala de coleções documentais, colaboração institucional com os arquivos detentores dessas coleções, etc.
Lugar:
Lisboa; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Avenida de Berna, 26C | 1069-061 Lisboa (Portugal)
Data:
Junho, 22-23, 2023
Envio das propostas para o endereço de e-mail traprinq@gmail.com
Prazo limite: 19.2.2023. Resposta: 10.3.
Campos contemplados: a) Digital Palaeography, Digital Humanities, HTR for historical documents; b) Inquisitorial Studies, Early Modern Studies.
Programa: a divulgar ulteriormente no website do projeto (TraPrInq <https://traprinq.mozellosite.com>).
Modalidade: presencial e à distância.
Organização:
Hervé Baudry, CHAM-NOVA FCSH; hbaudry@fcsh.unl.pt
E-mail para as respostas: traprinq@gmail.com
Comissão científica:
João Batista Bottentuit (Universidade Federal do Maranhão, Brasil)
Isabel Drumond Braga (Universidade de Lisboa)
Cristina Costa Gomes (Universidade de Lisboa)
Günter Mühlberger (Innsbrück Universität)
José Alberto Tavim (Universidade de Lisboa)
| Mensagem anterior por data: [Histport] [Soc.Brot.] Tertúlia – A volta ao mundo em 90 slides – África, 25 janeiro 2023, 16:30 | Próxima mensagem por data: [Histport] Colóquio Arroios: história, memória e vivências | Dias 26, 27 e 28 de jan de 2023 | Goethe-Institut Lisboa - Campo dos Mártires da Pátria 37, 1169-016 Lisboa |
| Mensagem anterior por assunto: [Histport] Colóquio e Concerto_ Viajantes daqui e de lá | Próxima mensagem por assunto: [Histport] Colóquio interdisciplinar na FLUP- 24 outubro 2023 - coloque na sua agenda! |