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[Histport] Uma conferência a 3 de Julho de 2023!

To :   "histport" <histport@uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>, "archport" <archport@ci.uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Histport] Uma conferência a 3 de Julho de 2023!
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 23 Jan 2023 10:55:20 -0000

SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA E ETNOLOGIA (SPAE)

Porto

 

Promove a seguinte conferência aberta, por zoom

 

Dia 3 de julho de 2023, 21 h.

 

Pode o consumo desvincular-se da perspetiva de distinção social? 

Reflexões para além do debate sobre consumismo

 

Por

 

Luciane Lucas dos Santos

 


 

 

A AUTORA:

 

Luciane Lucas dos Santos é investigadora associada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Co-coordena dois grupos de trabalho - um relacionado a questões como democracia económica (ECOSOL-CES) e outro focado nas interfaces entre religião, género e política (POLICREDOS). Coordena, em Portugal, o projeto BioTraCes - Biodiversity and Transformative Change for Plural and Nature-Positive Societies, financiado pela Comissão Europeia e liderado pela Wageningen University. É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). 

Foi professora adjunta por mais de uma década na Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ), onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Relativamente à investigação, são seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Livro mais recente: Eynaud, P.; Laville, J-L.; Lucas dos Santos, L.; Banerjee, S.; Avelino, F.; Hulgard, L. (2019), Theory of Social Enterprise and Pluralism. NY: Routledge. Um Texto mais recente: Banerjee, Swati; Lucas dos Santos, Luciane; Hulgard, Lars (2021), “Intersectional knowledge as rural social innovation”. Journal of Rural Studies. DOI: 10.1016/j.jrurstud.2021.04.007. 

 

O TEMA: 

 

Este seminário busca analisar o lugar do consumo no debate sobre cidadania e participação na esfera pública. De acordo com alguns autores/as, tais como Canclini (1995), o consumo pode ser uma forma de expressar cidadania. Neste diálogo que proponho, argumento que esta ideia pode contar uma armadilha epistemológica já que os dois conceitos - consumo e cidadania - geralmente partem de perspetivas distintas. Enquanto o consumo foca no indivíduo e no seu desejo de pertença e distinção social, a cidadania expressa uma relação explícita com a dimensão coletiva. Tendo por base a perspetiva Bourdieusiana de distinção social, argumento que o discurso do consumo em si tem reforçado hierarquias sociais (de género, raça e classe) no imaginário social contemporâneo. Embora alguns termos como consumo consciente, consumo sustentável e consumo cidadão sejam cada vez mais comuns em agendas políticas e científicas, argumento que é preciso uma reflexão sobre o modo pelo qual uma estética prevalente e uma noção moderno-ocidental do gosto tem reificado o consumo como um espaço de competição e afirmação da diferença mais do que uma prática de encontro com a Alteridade.

 

 

LINK ZOOM PARA ACESSO À CONFERÊNCIA:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92402108600

 

 

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