Colóquio Internacional “Lugares e Práticas Historiográficas: Educação, Património e Cultura Impressa”
As interseções em Língua Portuguesa, nos campos da Educação, do Património e da Cultura Impressa e os seus desdobramentos para a escrita da História, são o tema central do encontro que irá reunir investigadoras/res, professores/as, unidades de investigação e organizações culturais de Portugal, Brasil e Cabo Verde nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Este evento tem como objetivo aprofundar reflexões e sistematizar problemas e debates contemporâneos como, por exemplo: como ensinar o passado anticolonial, ou seja, de que modo os manuais escolares dos PALOP percepcionam a Europa e os Europeus; e de que modo os manuais portugueses continuam a manter uma visão eurocêntrica da realidade? De igual modo, pretende-se problematizar o papel das comemorações na reescrita da História, tendo presente a questão das estátuas no espaço público, entre outras problemáticas atuais.
Durante o evento será lançada a Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa. Esta procurá mensurar a importância do ensino da História e identificar os seus interditos e tabus, numa avaliação do uso do passado colonial. Esta rede pretende, ainda, contribuir para o aprofundamento da investigação em torno dos eixos propostos, em permanente diálogo com investigadores nacionais e estrangeiros, a partir de olhares e visões inter, multi e transdisciplinares.
As inscrições estão abertas nas modalidades online e presencial.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do e-mail: hppcmdlp@gmail.com
Serão emitidos certificados de participação.
Ver em:
https://ihc.fcsh.unl.pt/events/lugares-praticas-historiograficas/
Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20)