O POETA AFONSO DUARTE
HOMENAGEADO, AMANHÃ, NA EREIRA
A vida e a obra de Afonso Duarte (1884-1958) vão ser homenageadas, na sua terra natal a Ereira, concelho de Montemor o Velho, amanhã, domingo, dia 5. A iniciativa organizada pela Associação Afonso Duarte, com sede na Ereira tem o patrocínio da presidência da Camara Municipal de Montemor o Velho e da Assembleia Municipal, dos vereadores da Cultura e da Educação, de outros órgãos autárquicos regionais e locais e de instituições culturais e cívicas do distrito de Coimbra.
As várias manifestações programadas e que decorrem na data em que se completam 65 anos sobre a morte de Afonso Duarte, terão início ás 10 e 30 horas, na igreja local , com uma missa de sufrágio; seguindo-se, às 11 e 30 horas, o descerramento de uma placa evocativa na casa onde nasceu o poeta. Serão oradores Afonso Duarte Costa, presidente da Associação Poeta Afonso Duarte e o jornalista e escritor Antonio Valdemar, sócio efetivo da classe de Letras da Academia das Ciências.
A homenagem será concluída, a partir das 15 e 30 horas, na sede da Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira. Haverá, uma recreação etnográfica, apresentada pelo grupo folclórico Ereirense e uma atuação musical, a cargo dos artistas Sara Travassos e de Tiago Cordeiro . Realiza-se também uma sessão cultural com intervenções de várias personalidades, nomeadamente, o juiz conselheiro Mário Araújo Torres; Afonso Duarte Costa, presidente da Associação Poeta Afonso Duarte; e ainda António Valdemar, convidado pela autarquia, que se deslocou expressamente à Ereira, para evocar testemunhos do convívio com Afonso Duarte, com quem privou, nos anos 50, conforme se encontra documentado em correspondência de Afonso Duarte para o poeta Jacinto Soares de Albergaria. Assim ficará assinalada esta efeméride , no próximo Domingo, que se destina a «recordar o poeta e a sua Ereira».