A Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) está, neste momento, a promover o V Congresso de História da Arte, com o tema Heranças, Debates e Novas Perspectivas, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2023. Este encontro pretende incentivar e afirmar a área da História da Arte no meio científico nacional e projectá-la internacionalmente. Apela-se por isso à participação activa de todos aqueles que fazem da disciplina o seu modus vivendi, como investigadores, docentes, estudantes e os demais profissionais ligados ao Património, seja em monumentos ou museus, seja em câmaras municipais, bibliotecas ou arquivos.
Interessada sobretudo em discutir e reflectir sobre o conceito da disciplina, da sua própria metodologia de trabalho e dos principais desafios que se colocam hoje ao historiador da arte, a APHA propõe, deste modo, três áreas distintas de reflexão: as heranças teóricas recebidas pela História da Arte Nacional; os debates e vias de investigação da actualidade; e os novos rumos da História da Arte, a nível internacional.
Os participantes serão convidados a demonstrar qual a relevância e a pertinência da História da Arte para o conhecimento do objecto artístico, partindo de estudos de caso – um edifício, uma tela, uma tapeçaria ou um conjunto azulejar, entre outros – ou de problemáticas de maior abrangência – uma época, uma teoria ou uma escola de pensamento
+ info:
https://apha.pt/archives/6151